Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, foi realizado no dia 1 de setembro, no campus JK da Funorte, evento “Dia Saúde”. No momento, acadêmicos do curso de Enfermagem e Educação Física participaram oferecendo atendimentos de aferição de pressão e primeiros socorros e o curso de Nutrição, também comemorando a semana do Nutricionista, participaram com palestras educacionais e orientações sobre consumo de água e alimentos.

Segundo o professor e organizador do evento, Fábio Nascimento, a ação é importante por promover saúde e interação dos participantes. “O nosso evento integra o curso de Educação Física com os cursos de Nutrição e Enfermagem com o objetivo de promover a saúde para a comunidade. Além disso, contamos com a participação de cidades do interior como Engenheiro Navarro e de integrantes do projeto Práticas Aquáticas do JK e do projeto Zumba, que acontece no campus Amazonas. Então, é gratificante poder unir estas pessoas em prol da saúde e, consequentemente, comemoramos o Dia do Profissional de Educação Física”, destacou o docente.

A coordenadora do curso de Educação Física, Marcela Pamponet, falou sobre a importância de proporcionar qualidade de vida. “Estamos comemorando em grande estilo: com palestras da equipe de Nutrição, a Enfermagem realizando atendimentos com aferição de pressão e, se necessário, primeiros socorros e, com a Educação Física, trouxemos acadêmicos de diversos períodos para realizar atividades como hidroginástica, dança, ginástica, além de aferição de pressão juntamente com a equipe de Enfermagem. É uma ação muito importante, pois proporciona qualidade de vida para adultos e crianças”, frisou.

Éryka Jovânia, coordenadora do curso de Nutrição, também destacou sobre o evento. “O Dia Saúde é uma atividade multidisciplinar que conta com a participação de cursos da saúde. O propósito é trabalhar em prol da saúde dos participantes e, o curso de Nutrição, por exemplo, atua com palestra sobre consumo de água e alimentos antes, durante e após as atividades físicas”, frisou a coordenadora.

Representando a equipe de Enfermagem, a professora que orientou os alunos, Janine Ferreira, destacou a função do curso no evento. “Os alunos do 8º período estão participando para prestar os primeiros socorros, caso alguém sofra queda de pressão ou machuquem durante as atividades. E esta participação é importante tanto para a comunidade tanto para os alunos que adquirem mais experiência”, destacou.

Durante todo o evento, acadêmicos do curso de Educação Física orientaram os participantes quanto a prática correta das atividades. Igor Brito, acadêmico do 6º período do curso de Educação Física destacou que, “este é evento é gratificante, pois o aprendizado que conseguimos aqui iremos levar para a vida toda, é algo que contribui muito para a nossa formação. E, por ter sido a primeira vez que contribuímos também com a aferição de pressão, é uma experiência que amplia muito a nossa atuação, já que, não somente orientamos na prática da atividade, como também avaliamos se as pessoas estão aptas para participarem”, concluiu o estudante.