O curso de Odontologia Funorte realizou, no dia 08 de novembro, no auditório do Automóvel Clube de Montes Claros, abertura do I Simpósio de Odontologia de Thais Souza, evento que, além de ter o intuito de ampliar o conhecimento dos estudantes através de temas contemporâneos, homenageou a estudante do 4º período do curso, Thais Souza, que faleceu momentos antes da cerimônia de abertura.

No episódio, a fundadora da Funorte, Deputada Raquel Muniz, direção, coordenação, docentes e acadêmicos puderam prestigiar palestra ministrada pelo Professor Dr. Luiz Manna, com tema “Complicações Buco Sinusais – Alternativas para seio maxilar”.

Presente no evento, o diretor do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, Jhonatan Rodrigues, ressaltou que eventos como o simpósio são fundamentais para ampliar o conhecimento acadêmicos de estudantes de todos os períodos. “Este Simpósio é um evento que completa nosso trabalho como educadores e que enriquece a formação de nossos alunos e os preparam para o mercado de trabalho. Com estas temáticas, o aluno pode assimilar melhor o conhecimento adquirido em sala de aula e tirar dúvidas com profissionais renomados da área”, destacou o gestor.

O coordenador do curso de Odontologia Funorte, Jairo Nascimento, também frisou a importância e objetivo do evento. “O curso de Odontologia Funorte faz, hoje, mais um evento científico com o objetivo de difundir e discutir temas contemporâneos e de relevância, além de abordar tendências atuais no campo da Odontologia e, ao mesmo tempo, estimular a pesquisa e investigação científica entre os estudantes”, frisou o coordenador.

Durante palestra, Dr. Luiz Manna discutiu sobre cirurgia bucal e seio maxilar. Segundo ele, “é importante citar o tema, pois, seio maxilar, que é uma cavidade estéril que temos paralela ao nariz e um local em que são abordadas situações de existência de corpos estranhos. Então, vamos falar sobre implantes na área do seio maxilar, entre outros; que são temas de suma importância para todos os acadêmicos, principalmente na área de implantodontia, que no passado não era viável fazer implantes nesta área e, hoje, temos grande viabilidade e técnicas apuradas”, citou.

Ainda no evento, foi realizada apresentação artística de dança. No final, os estudantes também puderam tirar dúvidas sobre o tema da palestra. Segundo o estudante do curso, Guilherme Antunes, “O tema abordado é bastante interessante, principalmente, porque envolve a cirurgia, uma das áreas que pretendo seguir. Além disso, dentro da Faculdade, atendi um paciente com a comunicação buco sinusal em que eu não sabia o que fazer e, através da palestra, agora tenho o conhecimento ampliado e foi uma forma de abrir nossa visão para sabermos lidar com a situação tanto como acadêmico como profissional”, concluiu o estudante.