O termo empreendedorismo se tornou comum entre várias profissões que desejam ampliar o seu mercado e, com o objetivo de trazer novos conhecimentos para os estudantes, o curso de Fisioterapia realizou a abertura do I Meeting Fisio Evidence, que, em sua primeira palestra, contou com participação do profissional Ivan Ervilha, que abordou o tema  “AWAKE – Despertando o fisioterapeuta para o mundo atual”.

A cerimônia de abertura, que aconteceu no dia 06 de novembro, no auditório do Automóvel Clube de Montes Claros, também contou com a presença da direção, coordenação, docentes e acadêmicos do curso. Segundo a diretora da Funorte campus Amazonas e do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, Luciana Santana, o Meeting é realização de um dos sonhos da instituição de fazer um evento de Fisioterapia de alta qualidade. “Hoje, a rede Funorte se alegra em realizar o I Meeting Fisio Evidence, em Montes Claros, que se concreta como o maior evento de Fisioterapia da região. Estamos recebendo palestrantes de todo o Brasil para falar sobre empreendedorismo e as diversas especialidades da profissão e, isso é importante, pois os alunos ganham por não precisarem sair mais da cidade para fazer grandes cursos e ter acesso à informação de qualidade. Estamos mais uma vez realizando nosso grande sonho, que é fazer um evento de alta qualidade em nossa instituição”, destacou a gestora.

Durante o planejamento do evento, a coordenação obteve o apoio das Ligas do curso, que puderam dar sugestões de temas e profissionais que gostariam que participassem das palestras. A coordenadora do curso, Luciane Vieira Rosário, destacou a importância desta interação para o sucesso do I Meeting Fisio Evidence. “Este evento foi pensando com o intuito de fazer com que os estudantes tivessem a oportunidade de ampliar seu conhecimento teórico e prático, pois, geralmente, ver algo inovador e ao vivo motiva o acadêmico. Então, trouxemos uma programação com palestras relacionadas às áreas de Oncologia, Neurologia, Ortopedia, Desportiva e Fisioterapia Intensiva, além dos Hands on, que é uma apresentação de uma técnica diferenciada e inovadora da área abordada”, frisou.

Um dos docentes organizadores do evento e presidente da Liga Desportiva de Fisioterapia da Faculdade, Vinicius Abreu, destacou que, “o evento tem total importância porque engrandece ainda mais o conhecimento dos acadêmicos. Teremos profissionais totalmente gabaritados de toda Minas Gerais e reconhecidos nacionalmente, então, é uma experiência que traz vivências e práticas diferentes e, isto para o acadêmico, é muito enriquecedor, pois começam a ter uma visão de profissionais, fora do eixo que estão acostumados”, citou o professor.

Com palestra descontraída, Ivan Ervilha destacou pontos importantes para o profissional se destacar no mercado de trabalho. Segundo ele, “A intenção é trazer o que está acontecendo no mundo, abrir os olhos dos nossos colegas fisioterapeutas para que eles entendam em que mundo estão inseridos. Vou fazer algumas dinâmicas durante a palestra mostrando o que acontece se eles não ficarem atentos e o que será do futuro deles, pois se quiserem um futuro de sucesso, terão que se adaptar a partir de hoje. Então, vai ser uma palestra bem legal e espero que contribua na mudança de mentalidade de todos presentes”, destacou.

No final do evento, toda a plateia participou de dinâmicas e puderam assistir a apresentações de dança do grupo Pássaro Azul. A acadêmica do 10º período do curso, Amanda Taynara Silva Santos, falou sobre a experiência que o evento proporcionou. “O Meeting veio com uma proposta bem interessante para unir todos os acadêmicos do curso de Fisioterapia, proporcionando um ambiente agradável com palestras que vão somar muito  ao nosso conhecimento. A palestra com o fisioterapeuta Ivan Ervilha teve importância muito grande, pois é fundamental procurarmos sempre sermos fisioterapeutas melhores, crescendo não somente profissionalmente como também pessoalmente”, concluiu a estudante.