A Funorte participou no último domingo (23), no bairro Jardim Alegre (Facela) do projeto “Um dia de lazer”, que levou diversas atividades para os moradores, principalmente para as crianças. Uma das organizadoras do evento e residente do local, Clara Sampaio, o objetivo é levar alegria e ajudar as pessoas. “Está ideia surgiu com a minha mãe, que faleceu há três anos, desde então assumi este projeto. A maioria das pessoas daqui vivem em uma situação difícil e eu conheço todas e suas dificuldades. Como sou muito religiosa, a propostas é que as pessoas sintam o amor de Cristo neste dia e que saibam que existe alguém que luta por elas”, afirmou.

A distribuição de livros ficou por conta do projeto “Na construção de um sonho”, da Funorte e contou com diversos clássicos da literatura brasileira. Segundo bibliotecária e responsável Mayse Liduário, o objetivo do projeto, que arrecadou diversos livros é levar o incentivo a leitura para comunidades carentes e, assim, despertar o interesse das pessoas. “Nós arrecadamos estes livros e observamos que as crianças estavam muito necessitadas, então, criamos este projeto e a cada semestre levamos três bibliotecas para estes locais. Nesta ocasião, conseguimos oitocentos livros que ficarão aqui”, disse.

Os moradores ainda participaram dos atendimentos como aferição de pressão arterial e controle de glicemia feito por acadêmicos da Funorte e Fasi. Segundo o professor, André Fabrício, estas atividades funcionam como forma de adquirir experiência. “Este tipo de serviço é fundamental, tendo em vista a necessidade desta população. Para os estudantes, é fundamental já que podem colocar em prática aquilo que aprenderam durante o curso”, concluiu.

Para o auxiliar administrativo do Núcleo de Extensão da Funorte, Kledsom Ramos, a instituição faz questão de participar deste evento. “Viemos em peso, justamente por ser uma comunidade carente. Proporcionamos um momento de recreação e lazer”, ponderou.

A moradora Geane Silvina concorda com esta afirmação. “É um prazer enorme para nós, pois, tivemos a oportunidade de presenciar tudo e para as crianças é melhor ainda”, afirmou.

A Deputada Federal Raquel Muniz esteve presente no evento. Para ela: “Esta integração extravasa os muros dessa comunidade, trazendo ajuda de outros espaços, instituições de ensino e acadêmicos. Percebemos uma verdadeira integração entre os país e filhos. Por isso, a cada ano esta festa está melhorando”, concluiu.

Gabriel Mota

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *