Sábado (27), foi o “Dia V”, do Voluntariado e aproveitando a oportunidade, o SEBRAE juntamente com oito parceiros organizou uma manhã de consultoria para que micro e pequenos empreendedores tirassem suas dúvidas e recebessem as mais diversas assistências.

As Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE foi uma das empresas a integrar o time de parceiros. Como a organização foi feita por meio de estandes, a instituição aproveitou o seu espaço para prestação de serviços à comunidade. Um deles foi a medição de glicemia, atividade realizada pelos alunos de Enfermagem. Também foram prestados serviços pelos graduandos de Estética e Cosmética e Fisioterapia. Estefania Lafetá, de 20 anos, aluna do 4° período de Fisioterapia, falou das atividades que aconteceram. “Realizamos massagens e recreações, aqui adquirimos mais conhecimento e experiência.”

Segundo Aline Soares Ferreira, de 27 anos, uma das organizadoras do evento e agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, essa foi uma iniciativa para apoio dos pequenos e micro empresários. “Cada empresa colaboradora é vista como um polo e a divisão é feita por segmentos, assim, ficará mais fácil ajudar os que ainda estão começando”. Ela completa, falando o porquê da escolha do bairro. “Foi escolhido o Maracanã para projeto piloto devido ao grande número de empresas que se instalam e crescem pelo bairro”.

Um fator de grande importância é que, por meio desses eventos, como o planejado para o Dia V, praticamente todos os parceiros são instituições de formação educacional. Assim, os projetos criados pelos seus alunos, ganham maior visibilidade e chance de receberem patrocínio para as causas em que estão engajados. Ana Cristina Fonseca de Vasconcelos, de 30 anos, é professora de duas das faculdades participantes, e pesquisadora de uma delas, conforme a mesma, essas atividades unificam as instituições para prestação de serviços e consultorias. “Promover a extensão e integração entre teoria e prática é fundamental. Realizar o que se aprende na academia e faculdade facilita o aprendizado, que é determinante na sua passagem pela graduação e trazem consigo uma enorme contribuição social.”

Os moradores foram os grandes beneficiados pelo “Dia V”, receberam assistências gratuitas de serviços que, provavelmente fora do evento seriam custeados. Eduardo de Souza Pena, de 48 anos, é morador do bairro e comentou. “Esse tipo de projeto é importantíssimo para nós como moradores, os estandes montados aqui atendem as nossas necessidades.” As demais empresas participantes do evento foram: PRÓ-MICRO, Faculdades Santo Agostinho, Unimontes, Instituto Federal e Sistema FIEMG.

Hellen Patriny