Em comemoração a Independência do Brasil foi realizado neste domingo, 7 de setembro, o tradicional Desfile Cívico Militar. O evento que aconteceu na Avenida Deputado Esteves Rodrigues celebra o 196° aniversário da Independência do país. Neste ano, o tema abordado foi “Paz Amada Brasil” com o intuito de conscientizar a população da importância da fomentar a paz entre as pessoas no mundo.

Várias escolas municipais e estaduais participaram do desfile, além de entidades como APAE, Samu, a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Exército. Além da Funorte, estiveram presentes no desfile a Fasi, Colégio Indyu, Ímpar-Escola de Criança e Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira que juntos levaram cerca de 400 componentes entre alunos e professores.

Para a diretora do Ímpar – Escola de Criança, Fernanda Tavares Castilho, o desfile é um momento muito importante para as crianças, pois além de socializar com outros estudantes, elas aprendem o significado da pátria. “Além disso, o evento visa incentivar a questão cívica e neste ano, em especial, a conscientização sobre a paz. Assim, desde cedo nossos alunos já aprendem a serem cidadãos”.

O Colégio Indyu levou para a avenida os alunos do ensino fundamental, médio e Técnico de Enfermagem e a tradicional fanfarra, típica atração do desfile. O professor do colégio, Luciano de Jesus foi o responsável por ensaiar os alunos. Segundo ele: “Os ensaios da fanfarra aconteceram cerca de dois meses antes do desfile, que é um momento de integração que ensina disciplina para os alunos”.

De acordo com a coordenadora do ensino médio, Luciana Mota, todos os anos o colégio participa do desfile, que é um espaço de socialização e reconhecimento da relevância da pátria. “Este ano, o desfile teve um diferencial. Como a temática foi paz, nossos alunos tiveram que se envolver com a proposta para além de aprender, promulgar a necessidade de repassar isso para a sociedade”.

Para o aluno do 3° ano do Indyu, Luis Guilherme, o desfile foi muito organizado e prazeroso. “Foi a primeira vez que desfilei e gostei de participar de um momento tão importante e significativo para o país”, fala.

A dona de casa, Gabriela Silva, vai todos os anos no evento. “O desfile de 7 de setembro é uma forma de apreciarmos o trabalho das escolas e de repensarmos nosso papel na sociedade”, diz.