A Funorte participou na manhã do deste (4), do XXVI Passeio Ciclístico “Todos pela Escola”, que teve como concentração e largada a Praça dos Jatobás e ponto de chegada o Parque Milton Prates de Montes Claros. Vários ciclistas puderam aproveitar o dia nublado para levar seus filhos para participar. O idealizador Henrique Costa afirma que ações como esta visam a integração dos pequenos no esporte, além de ensinar a cuidar da saúde desde a infância. “Sempre fizemos este evento, mas neste ano estamos fazendo juntamente com outro, que é o ‘Criança feliz anda de bike e vai para a escola’, que tem como objetivo o incentivo a atividade física, alguns amigos médicos já alertam que recebem pacientes com idade baixa, que já possuem problemas devido a falta de exercícios”, disse. O participante, Gabriel Durães, afirma que a participação das empresas é necessária para o evento continuar. “As empresas que incentivam o esporte, estão na verdade investindo em saúde, pois é o item mais importante em uma sociedade”, afirmou.

A Funorte participou do evento a fim de aproximar a sociedade com os estudantes, levando até ela atividades como aferição de pressão, massagem, exame de glicose e limpeza de pele. Para o funcionário do Núcleo de Extensão, Ramon Santos está ação é extremamente importante. “A estimativa de público é muito grande e a instituição visa atender o maior número de pessoas, além de oferecer atendimentos que muitas pessoas não possuem acesso”, afirmou. A acadêmica de Fisioterapia Tamiris Ramos, explica que atender o público ajuda a colocar em prática aquilo que foi ensinado na sala de aula. “Ajuda na qualificação profissional, pois coloca o estudante em contato com problemas que vamos presenciar no cotidiano. Além do conhecimento novo, tendo em vista aquilo que estudamos no decorrer do período.