Cerca de 6 mil crianças e adolescentes estiveram na ação

Aconteceu no último sábado, 07 de outubro, a quarta edição do projeto social “Vem brincar na Praça”, realizado pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. O evento atendeu alunos de 17 escolas municipais através da colaboração de cerca de 300 voluntários. Entre as pessoas que ajudaram a proporcionar o momento de lazer e diversão para as crianças estavam acadêmicos e professores dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Estética e Cosmética das Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte realizando várias atividades como psicomotricidade (coordenação motora), maquiagem artística, corte de cabelo, penteado, entre outros.

A professora Lígia Martins acompanhou a turma de Fisioterapia no andamento das atividades com diversos acessórios como cones, jump, desenhos e massinhas, que possibilitaram o trabalho da coordenação motora e equilíbrio. Para a docente é fundamental estimular a criança a trabalhar a psicomotricidade em seu desenvolvimento. “É gratificante para nós do curso de Fisioterapia ter o contato com esse público, considerando que estamos constantemente realizando visitas em locais com a Apae e escolas públicas onde praticamos os procedimentos da disciplina para observar o desenvolvimento das crianças e adolescentes”, relata.

Os acadêmicos interagiram e brincaram com as crianças e adolescentes durante todo o dia e nem o forte calor foi capaz de desanimar os estudantes. A aluna do 4º período de Fisioterapia, Julia Nadine, fala da satisfação em poder estar presente em ações que visam o bem das pessoas. “Gostei bastante, acho importante para a formação participar de ações em prol da população. As crianças merecem tudo de bom e poder contribuir para a felicidade delas não tem nada melhor”, diz.

O curso de Estética e Cosmética ofereceu procedimentos como maquiagem artística, penteado e corte de cabelo. Ângela Santos está no 2º período e acompanhou as ações ao lado dos seus colegas. A acadêmica ressalta que, além de todo o conhecimento prático que o evento proporciona, o melhor resultado foi ver a alegria dos pequenos. “É um momento especial, pois acredito que o principal objetivo é proporcionar através dos nossos atendimentos a felicidade que as crianças tanto necessitam e ao mesmo tempo podemos adquirir novos conhecimentos que são importantes para a nossa formação”, observa.

Os acadêmicos de Educação Física acompanharam as crianças na cama elástica e outros brinquedos. O estudante Marcos Antônio está no 8º período e reforça que o maior intuito é possibilitar diversão e descontração. “Ajudar o próximo é sempre bom, pois refletimos como pequenas atitudes podem contribuir para outras pessoas. É um prazer ajudar as crianças porque elas também fazem o nosso dia ficar melhor”, concluiu. Os acadêmicos ganharam certificado de horas pela participação no evento e se dividiram em grupos (manhã e tarde) para que o atendimento ocorresse durante todo o dia.

Wallace Borges