“Projeto de Verão” disponibiliza vagas no Hospital das Clínicas para estudantes de diversas áreas da saúde

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos práticos de acadêmicos da área da saúde, a Diretoria do Núcleo de Extensão Funorte (NEX), em parceria com o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, criou o “Projeto de Verão”, que oferece estágios extracurriculares para os estudantes durante as férias.

Segundo a diretora do Hospital, Luciana Santana, esta ação é importante porque garante maior aprendizado e prepara o estudante para atuar na profissão.

“É uma oportunidade que os alunos têm de fazer uma complementação do que vivenciaram na vida acadêmica. Assim, adquirem mais conhecimento, além de experiência prática em um momento em que geralmente os demais estudantes da faculdade estão em recesso”, destacou.

Os estágios terão duração de 30 dias para cada acadêmico e ocorrem até o dia 20 de fevereiro de 2018, nos turnos da manhã e da tarde.

VAGAS

A diretora do NEX, Marcela Pamponet, ressalta que foram oferecidas 60 vagas com atuação em diversas áreas da saúde. “As vagas foram distribuídas entre acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia. Neste período, eles atuam nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Bloco Cirúrgico, Maternidade/Bloco Obstétrico, Pediatria, Gestão, Acolhimento/Recepção, Farmácia Central/Satélite, Fisioterapia e Nutrição e realizam atividades programadas pelo Centro de Estudos”.

A seleção de alunos aconteceu por meio de avaliação curricular feita pelo NEX. Marcela frisa, ainda, as vantagens deste estágio. “É uma atividade muito concorrida entre os alunos por oferecer certificação, além disso, eles conseguem descansar, pois o estágio tem carga horária de apenas 20 horas semanais”.

Durante a prática eles realizam procedimentos como admissão e transferência de pacientes, medicações, orientações no pré e pós-operatório, cuidados diversos de e atividades específicas da demanda de cada paciente.

EXPERIÊNCIA

Lucas Faustino, aluno do curso de Enfermagem, destaca que a experiência contribui de diversas formas para sua formação.

“Durante a graduação não temos a possibilidade de aproveitar de tudo dentro dos estágios curriculares. No estágio de verão eu tenho a oportunidade de vivenciar e realizar mais atividades, visto que, o período de tempo que estou inserido na clínica é maior que o do estágio curricular, que acontece em apenas quatro encontros. Além disso, durante o processo de seleção nós tivemos a oportunidade de escolher a clínica onde desempenharíamos o estágio, podendo optar pela área de afinidade ou em qual tínhamos mais dificuldades”.

Também do curso de Enfermagem, Nadine Antunes Teixeira escolheu atuar na área de Maternidade/Bloco Obstétrico. Ela explica o que aprendeu e sua visão sobre o estágio.

“Atuando na maternidade tenho oportunidade de aprender os cuidados da Enfermagem à mãe, ao bebê, ao processo de amamentação, de prestar orientações e de tantos outros cuidados práticos, além da parte gerencial que o enfermeiro também faz. É uma experiência única. Muito aprendizado”, disse a estudante.

 

Fonte: http://onorte.net/educacao

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *