Durante o mês de maio foi realizado o movimento “Maio Amarelo”, destinado ao combate a acidentes de trânsito. Assim, foram realizadas diversas campanhas com o propósito de conscientizar motoristas quanto aos perigos do trânsito.

As Faculdades Integradas do Norte de Minas, por meio da Diretoria de Extensão, criaram projeto em que condutores cadastrados tenham acesso a treinamentos de segurança. Segundo a diretora acadêmica da Funorte campus JK, Ana Paula Nascimento, o objetivo da instituição é conscientizar e acolher os motoristas que realizam transportes de alunos, em Montes Claros e cidades vizinhas. “Em função da campanha do Maio Amarelo, a Funorte se sensibilizou a chamar os motoristas que trazem os nossos alunos diariamente, das diversas cidades em torno, para se capacitarem. Por isso, abrimos as portas da Faculdade para eles se sentirem acolhidos conosco. Queremos que eles, que fazem um trabalho tão valioso, continuem oferecendo aos nossos alunos ainda mais segurança no trânsito”, frisou a diretora.

A proposta das ações do Maio Amarelo é chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos em ocorrências deste tipo. O diretor de extensão da Funorte, Andrey Souza, ressaltou que, “a Faculdade quer estreitar as relações com os condutores que transportam nossos alunos e ofertar a eles atividades de capacitação e serviços que melhorem a qualidade profissional”, destacou.

Durante o projeto, que prossegue nos próximos meses, os motoristas terão orientações sobre técnicas de primeiros socorros, instruções de como proceder em casos de acidentes, além de assistência oftalmológica e acesso à academia para exercícios físicos. Luís Soares de Oliveira faz a rota de transporte de alunos, de Janaúba para Montes Claros, há quase quatorze anos. Ele explica que, “esta orientação da Faculdade é muito importante, pois mostra como a instituição se preocupa com seus alunos e, é válida para nós motoristas, já que nos incentiva a melhorar”, finalizou o condutor.

Greiciely Rodrigues