Entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro, a Polícia Militar realiza no Parque de Exposições João Alencar Athayde Segundo, a V edição da “Mostra de oportunidades: construindo o futuro”. O tema da mostra em 2016 é “#Inove e Compartilhe” com o objetivo de propor uma reflexão sobre o papel das diferentes mídias sociais, quais são os benefícios, cuidados, o papel interativo e também os mecanismos envolvidos.

Várias instituições de ensino superior, técnico e empresas expõem seus produtos e ideias no evento através de estandes com minicursos, workshops e palestras para estudantes do ensino médio de escolas estaduais, municipais e particulares de Montes Claros e região.

A Funorte e Fasi para a edição 2016 de Mostra, inovaram com um estande alusivo ao jogo “Pokemon Go”. Os mestres do jogo tradicional transformaram-se em mestres de Humanas, Engenharias e Saúde, com os respectivos “poderes”: sabedoria, conhecimento e amor. O nome passou a ser “Funorte Go”.

Segundo o coordenador de eventos da Funorte, Deivid Wilker, o jogo adaptado tem como objetivo integrar e humanizar as relações entre os participantes. “Como os estudantes que visitarem o estande da Funorte terão que encontrar mais quatro pessoas com o símbolo da mesma área para ganhar o brinde, eles terão que conversar e se integrar com alunos de outras séries e escolas”, explica.

Para o tenente coronel, Edérson da Cruz Pereira, comandante do 10° Batalhão da Polícia Militar, a V Mostra de Oportunidades reveste de singular importância, sobretudo, para o jovem porque ajuda a ampliar o leque de opções para a escolha de um futuro profissional.  “É a contribuição que cada instituição parceira envolvida no projeto tem a dar para a construção do processo de cidadania. A partir do contato com os diversos estandes, com as diversas possibilidades de escolhas de um futuro profissional, nós conseguimos ampliar a consciência crítica, fomentando no jovem a escolha do futuro profissional”, afirma o comandante.

Segundo Samuel Borges, aluno do 3° ano da Escola Estadual Professor Alcides de Carvalho, a Mostra de Oportunidades propicia ao aluno aprender mais sobre as possibilidades do mercado de trabalho. “Além do conhecimento conseguimos nos entreter com o conteúdo expostos nos estandes”, diz.

Além dos jogos e entrega de brindes a Funorte promoveu nesta quarta-feira, 31, o minicurso sobre Fotografia, ministrado pela professora do curso de Jornalismo da Funorte, Lidiane Silva. O estande também recebeu a visita dos jogadores do Montes Claros Vôlei. Durante os outros dias da Mostra, a Funorte e Fasi ministrarão os mincursos de automaquiagem, prevenção de DSTs, cuidados com a imagem na internet, escola postural, além de oficina de dança.