60% dos egressos de Psicologia atuam na área social

Com o objetivo de desenvolver atividades que contribuam com a área, o curso de Psicologia Funorte fundou a Liga Acadêmica de Psicologia Social – LAPS. O projeto desenvolve atividades como estudo de textos para o aprofundamento da visão crítica da psicologia, assessoramento a entidades e órgãos tanto na qualidade da atuação da psicologia, quanto na gestão de suas ações.

A LAPS é formada por oito acadêmicos com a tutora e professora, Jaciany Serafim. A professora Jaciany explica que o projeto foi fundado de acordo com algumas definições. “Este projeto orienta-se a partir da definição de Liga Acadêmica enquanto uma entidade particular, sem fins lucrativos, apartidária, não religiosa, de duração ilimitada, com caráter multiprofissional, organizada por discentes, tutoreada por docente, com objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos científicos e a atividade assistencial voluntária à comunidade”, explica.

Junto a Casa do Idoso, a LAPS desenvolveu o Observatório das Violações da Pessoa Idosa. Segundo Jaciany, o intuito é fortalecer o atendimento a este público. “O objetivo é contribuir para o fortalecimento da rede de atendimento a pessoa idosa, pretendendo construir uma ampla base de informações georreferenciadas sobre a violência contra idosos (as) em nosso município”, explica a especialista que completa: “A implantação do observatório e produção dos indicadores também se faz importante para a efetivação do trabalho do Conselho do Idoso, uma vez que este órgão não se apropria dessas informações sendo assim a mesma possibilitará a criação de um projeto que vise a possível construção de uma delegacia do idoso”.

“Observatório gerará informações e conhecimento sobre as principais características que constituem a realidade da violência contra a pessoa idosa na cidade de Montes Claros, constituindo um banco de dados gradativamente ampliado e qualificado”, explica e finaliza a professora.

Mariana Correia

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *