As Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte entregaram ao mercado de trabalho nesta quarta-feira, 28 de novembro, aproximadamente 52 graduados em Medicina.  A formatura, que aconteceu no Buffet Duca e Nazareth, contou com a presença de direção, coordenação, docentes, amigos e familiares dos formandos.

A diretora acadêmica da Funorte, Thalita Pimentel, deu boas-vindas aos presentes e fez a outorga de grau aos alunos. Segundo ela, “hoje, temos o privilégio de participar da colação da XVI turma de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde – ICS, mantido pela Funorte. É um prazer imenso, pois tivemos professores, funcionários e diretores que vieram participar desta festa e prestigiar estes estudantes. Este é um momento muito importante para eles porque é um começo de carreira e, também para nós, uma escola consolidada na formação médica do Brasil”, destacou a gestora.

O coordenador do curso de Medicina Funorte, Marcos Barros, ressalta a alegria de comemorar a conquista dos estudantes. “É um momento muito feliz porque concretiza que atingimos o nosso objetivo, que é a formatura de nossos estudantes. E, também, um momento de júbilo, principalmente para as famílias dos formandos, pessoas que deram a eles todo o apoio e, tenho certeza, que este é um sonho conquistado na vida de cada um destes familiares. Sem dúvida nenhuma, o papel de cada professor, na construção deste projeto individual e coletivo foi muito importante”, citou o coordenador.

Lenilson Prates da Silva foi homenageado como graduado destaque do curso. Ele comemora a conquista, que, segundo ele, é o reconhecimento da dedicação de toda uma vida. “Acabei de me tornar graduado em Medicina pelo ICS – Funorte e estou muito feliz pela conquista de me tornar médico, pois foi um trabalho duro e árduo, tanto meu, como da minha família e toda instituição. Quando recebi a medalha, fiquei muito nervoso, pelo fato de eu sonhar em acontecer, mas não esperar que iria se concretizar. Fiquei nervoso e feliz ao mesmo tempo porque é um reconhecimento por toda dedicação, não somente pelo ponto de vista de notas, mas da dedicação e entrega da vida que damos para ter estes resultados”. E completa, “o agradecimento maior é para a minha mãe, responsável por tudo isso, é a minha base, sempre foi minha maior apoiadora e incentivadora e quem mais confiou em mim e esteve presente nos momentos mais difíceis. Agradeço também a todos meus familiares e amigos, em especial à Alice, que foi uma grande apoiadora, com quem também dividi os momentos mais difíceis, as ansiedades e conflitos que vivenciamos durante todo o curso”, destacou.

Durante a cerimônia, os estudantes realizaram diversas homenagens a docentes, colaboradores da instituição, colegas e, em especial, aos pais, que foram presenteados pelos filhos com rosas. Baúde Reis Silveira é mãe da graduada Gabriela Reis Silveira Barros Bernardes e representou os pais dos formandos na mesa de honra da cerimônia. Ela ressalta a emoção de comemorar a conquista. “Estou sentindo uma emoção muito grande! Foram seis anos de muito esforço, tivemos alguns obstáculos, alguns percalços durante esse caminho, mas graças a Deus, conseguimos vencer e, hoje, estamos aqui comemorando a vitória da minha filha. Porém, como ela mesma diz, o sonho dela tornou-se o nosso sonho e, a minha felicidade é imensa”, concluiu.