Brinquedos foram arrecadados durante campanha Natal Solidário com os colaboradores da rede

Nesta terça-feira (20), a Funorte participou do 9º Sopão Solidário realizado no bairro Alto São João. A ação foi realizada na Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro e contou com a presença de moradores, pais, alunos e professores do colégio. O segundo Tenente da Polícia Militar e coordenador do evento, Gildo Oliveira explica que o objetivo do evento é aproximar a comunidade e ainda proporcionar um momento de solidariedade a pessoas carentes. “A ideia surgiu por meio do 10º Batalhão, na pessoa do Tenente Coronel Ederson Pereira, pois nossa metodologia envolve tanto a questão da segurança publica quanto questões sociais. Temos como proposta estreitar os laços com a comunidade”, disse.

O tenente ainda explica que o principal ganho é voltado para as crianças, além da importância das parcerias que contribuem para que o evento aconteça. “Desenvolvemos outros projetos, como PROERD e o Jovens Construindo a Cidadania (JCC), pois os pequenos são a base da nossa sociedade e a Funorte tem sido uma grande parceira, uma vez que incentiva e motiva os colaboradores a contribuírem com esta ação. Inclusive com campanhas, como a arrecadação de brinquedos e a participação direta como mão de obra”, afirmou.

A auxiliar de biblioteca Kelly Siméia Rodrigues afirma que a solidariedade é bom para todos. “Ser solidário é algo grandioso e estar em uma ação como esta só mostra como precisamos um do outro”, disse.

A professora e residente do local, Lane Ribeiro explica que este evento, contribui ainda mais com a união da comunidade. “O beneficio do projeto é muito grande para o bairro, além disso, a socialização entre as crianças e moradores é outro ponto importante”, disse.

Para a diretora do colégio, Cleuma Martins, este evento proporciona interação entre as duas instituições públicas, que é a Policia Militar e a escola. “É um direito das pessoas utilizarem este espaço. A participação da Funorte é grandiosa, pois permite as crianças participarem das oficinas de pintura, leitura, etc. Isso é maravilhoso, pois proporciona uma junção com o ensino superior através dos profissionais que aqui estão”, disse.

Segundo a bibliotecária, Mayze Liduário, a Funorte foi convidada pela Policia Militar e, até então, a instituição participa trazendo histórias em cartelas, desenhos para colorir, cama elástica, algodão doce, entre outros. “Esta é a terceira vez que participamos do Sopão Solidário, doamos cerca de duzentos brinquedos que recebemos de toda a rede Soebras através da campanha do Natal Solidário, especificamente do Campus JK. Recebemos o convite do Sargento Jair para participar deste e de outros projetos. É muito gratificante, principalmente ver uma criança sorrindo. Costumo fazer desenhos no rosto delas e geralmente fico duas ou três horas fazendo as tatuagens e não me sinto cansada. Creio que tudo isso é pela satisfação que percebemos nas pessoas” conclui.

Gabriel Mota