Foi encerrado, dia 11 de maio, o 1º Fórum de Direito Penal Econômico: a economia, o poder e o crime!, que aconteceu no Espaço OAB Eventos e contou com palestras com temas: “A omissão penalmente relevante do empresário”, ministrada pelo professor e advogado Luciano Santos Lopes e “A atuação da defesa nos crimes de colarinho branco e o recebimento de honorários maculados”, ministrada pelo professor e advogado Warlem Freire Barbosa.

O coordenador do curso, Edson Cosme, ressaltou a importância dos debates que aconteceram nos dois dias do evento. “Foram temas extremamente importantes para a formação acadêmica, haja vista que envolve atualidades do Direito, principalmente no que se refere à economia e  crise econômica que o país enfrentou atualmente e que acabou por desencadear no envolvimento existente dos detentores do poder da República Federativa do Brasil. Com estes crimes, a discussão que existe é se eles permeiam toda sociedade e se refletem na crise econômica. A tentativa é trazer para o acadêmico esta reflexão para que ele possa se atualizar dos temas discutidos e aprofundar o conhecimento técnico sobre estes elementos”, frisou.

Para a acadêmica Jerdda Reynk S. S. Lidorio, “com o 1° Fórum Norte Mineiro de Direito Penal e Econômico a Funorte nos proporcionou uma experiência imensurável. Foram discutidos temas muito importantes e atuais, devido às investigações de corrupção no nosso país e grande repercussão midiática. E nós como estudantes de Direito devemos sempre acompanhar as notícias e pensar criticamente sobre os instrumentos jurídicos utilizados”, finalizou a estudante.