A Funorte e Fasi através do Núcleo de Extensão – NEX realizou no sábado, 13 de agosto, na Escola Estadual Simeão Ribeiro, o evento da Família, com várias atividades de recreação e atendimentos de saúde e beleza gratuitos.

A Banda de Música da Polícia Militar de Montes Claros iniciou o evento tocando o Hino Nacional Brasileiro e, logo após, apresentou outras canções para os alunos, familiares e colaboradores da escola.

Acadêmicos e profissionais dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Direito fizeram aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, teste de glicemia, orientações nutricionais e orientações jurídicas. Além destas atividades, tiveram ainda, corte de cabelo masculino, distribuição de pipoca e algodão doce, pintura facial para crianças, aula de zumba, dentre outras.

Segundo a diretora da escola, Gilsene Gonçalves de Oliveira, o objetivo do evento é envolver a comunidade dentro do espaço escolar. “As famílias hoje em dia estão transferindo a responsabilidade da educação dos filhos apenas para escola. Este processo tem que ser feito em conjunto e, eventos como este, ajudam nesta aproximação”, diz a diretora que completa: “O indivíduo só é feliz na presença do outro. É com a diferença que conseguimos a unidade; a diversidade só fortalece o conjunto escola/comunidade. Ao estarmos juntos somos um pelos outro, unidos pelos laços do amor, mesmo com as diferenças”.

Gislene ainda afirma que o evento superou suas expectativas. “Trabalho com educação há 23 anos e este tipo de atividade é a concretização dos meus planos de mostrar que educação não se constrói apenas em sala de aula”, fala.

Bárbara Soares e Ramos Santos, funcionários do NEX, afirmam que a Funorte sempre leva este apoio e serviços para a comunidade. “A Funorte e Fasi através do Núcleo de Extensão procura aproximar os acadêmicos e profissionais da sociedade, promovendo a educação, a sociabilidade e integração”, dizem.

Para a professora do curso de Fisioterapia, Daylane Alkmim, que realizou junto aos acadêmicos, terapia manual, exercícios de sinésio terapia e terapia manual, além de algumas técnicas de massoterapia e pilates, eventos como este são muito importantes para os alunos. “Mostram como eles podem e devem atender a comunidade, além disso, conseguimos evidenciar para as pessoas a relevância da fisioterapia na prevenção de dores e tensões”, explica.

De acordo com Maria das Graças, que participou das atividades promovidas na ação, este tipo de aproximação entre família e escola fortalece a relação tanto dos pais com a escola quanto dos pais com os filhos.

Segundo Laura Silva o evento foi muito proveitosos, pois além de usufruir dos atendimentos gratuitos possibilitou que passasse a manhã de sábado com o filho, uma realidade que não acontece sempre.