Estudantes, diretores e coordenadores das áreas da saúde estiveram presentes, na noite de terça-feira (23), no Auditório do Portal Eventos, para palestra promovida pela Diretoria de Extensão das Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte, dando início a “Semana Integrada de Atividades Acadêmico-Profissionais – SIAP 2017”.

A Siap 2017, que está na sua sexta edição, tem como objetivo a renovação e a disseminação do conhecimento por meio da abordagem de temas atuais que estejam em discussão. Para a Coordenadora de Extensão da Funorte, Marcela Pamponet, a Siap é extremamente importante para a vida acadêmica do aluno. “As atividades extraclasse tem esse objetivo de agregar novos conhecimentos ao estudante, e é nessa perspectiva que a Siap trabalha para constituir esse cenário com novos aprendizados”, afirma.

A palestra, que foi conduzida pelo representante do Ministério da Saúde, Daniel Garkauskas Ramos, abordou diversos aspectos sobre a doença, desse modo, sanou dúvidas frequentes como as causas, características, modo de prevenção e etc. O frisou que: “É uma honra poder estar presente representando o Ministério da Saúde, principalmente por se tratar de um tema tão atual. Dessa forma é fundamental esse tipo de iniciativa e esperamos agregar com a nossa experiência para que possamos enfrentar esse problema juntos” destacou.

O evento contou com centenas de estudantes de diversos cursos. A Diretora da Faculdade de Saúde Ibituruna – Fasi, Sabrina Gonçalves, reforça essa parceria: “A Siap vem mais uma vez consolidar essa preocupação que a instituição tem de trazer sempre o que há de melhor para os nossos alunos. E ver esse auditório lotado é muito gratificante para todos nós” observa.

A diretora da Funorte campus JK, Ana Paula Nascimento, comenta sobre os benefícios que a Siap oferece a todos os participantes. “A Siap vem fortalecer esta disseminação de conhecimento que está presente em todo nosso planejamento acadêmico. Ao encontrar aqui estudantes das diversas cidades do Norte de Minas, observamos a importância do evento”, ressalta.

Cléia Prado, coordenadora do curso de Farmácia Funorte e conselheira do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, reafirma a relevância da Siap: “A Funorte avança quando propõe atividades que integram as diversas áreas do conhecimento. Outro ponto positivo é a troca de experiências com profissionais de outras cidades e universidades, pois possibilita essa visão diferenciada”, fala.

Para o acadêmico do 5º período de Enfermagem, José Nilton, a palestra foi enriquecedora, uma vez que, possibilitou novos conhecimentos sobre a doença. “É importante estar sempre participando dos eventos, considerando que iremos ser futuros profissionais e devemos estar por dentro de todas as formas e métodos que sejam de interesse da população”, conclui.

Wallace Borges