Criado há 3 meses para dar suporte de primeiros socorros aos acadêmicos e colaboradores da Faculdade de Saúde Ibituruna – Fasi, o Espaço Saúde encontra-se em pleno funcionamento. Mediante a grande procura e necessidade de atendimentos, o espaço conta com o trabalho de duas técnicas de enfermagem treinadas e capacitadas pelo professor enfermeiro da unidade, Richard Rennan. No local são feitas as primeiras avaliações como: aferição de pressão, temperatura, glicemia capilar, frequência cardíaca, respiração e exame físico. O horário de funcionamento do Espaço Saúde é de 07h30 as 13h30 e se estende das 13h30 até as 22h.

Após uma análise prévia, se o caso for considerado uma urgência, é solicitada a vinda do SAMU para que o acadêmico ou colaborador seja encaminhado a unidade de saúde mais próxima e receba o atendimento necessário. Izabel Francisca, enfermeira com pós-graduação em Urgência e Emergência, é responsável pelos atendimentos matutinos na unidade e conta que nos dias antecedentes as avaliações, a demanda de atendimentos se intensifica. “Nas semanas de avaliações, a procura tem sido maior. Os alunos ficam nervosos por causa das provas, muitos nem se alimentam direito, e são encaminhados para nós com quadros de queda de glicemia e pressão. Fazemos as aferições e, se for algo mais grave, já solicitamos a vinda de uma ambulância”, explica.

Uma iniciativa com boa aceitação, que oferece para quem frequenta diariamente a faculdade, o amparo e a segurança de estar sendo atendido por profissionais capacitados, é o que diz a diretora do campus, Sabrina Gonçalves que completa: “É uma forma de demonstrar para o corpo acadêmico e para os demais componentes dessa unidade, a preocupação que temos em oferecer uma ajuda e um conforto para quem nos solicitar. É um espaço aconchegante e acolhedor, que beneficia a todos”, fala.

Ingrid Neves

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *