Exercícios físicos podem ser feitos em casa, com o acompanhamento de um profissional de educação física

Quem nunca se olhou no espelho e desejou eliminar aquelas gordurinhas sobressalentes? Melhor ainda, quem nunca ouviu de um médico sobre a necessidade de fazer atividades físicas diariamente? Pois é! Esta é uma realidade de muitos brasileiros que precisam colocar essa ideia em prática, mas ainda não se decidiram por onde começar.

Para muitos, essa necessidade é imediata, mas com tantas responsabilidades diárias, como se dedicar pelo menos trinta minutos? Hoje, pode ser mais fácil praticar uma atividade física do que se imagina!

Em casa, durante quinze minutos diários ou até trinta, é possível obter o tão sonhado corpo e saúde e, o melhor, sem gastar nada! Popularmente, estes exercícios feitos em casa são comuns para muitos, inclusive, existem páginas em redes sociais ensinando e dando dicas de como fazê-los, o tempo de cada um e até a alimentação a ser seguida. Mas não se engane! É preciso o acompanhamento de um profissional em qualquer atividade física que for desempenhada.

Segundo o personal trainer e educador físico João Victor Barbosa Sant’Ana, formado pelas Faculdades Funorte e já credenciado pelo órgão que regulamenta a profissão, os “exercícios físicos feitos em casa são eficientes  e benéficos, porque contribuem positivamente para as pessoas melhorarem a sua autoestima e fortalecer suas articulações, a musculatura e os ossos, desde que seja com a orientação de um profissional credenciado”.

O acompanhamento feito com esse profissional é importante não só para indicar posições corretas, direcionar periodicidade dos exercícios e em como realizá-los sem que haja dores absurdas e permanentes, os educadores físicos, uma vez credenciados, estão aptos para indicar o que é permitido para a sua condição física, respeitando as orientações médicas, é o que afirma João Victor:

Todo e qualquer exercício físico pode ser feito em casa, desde que a pessoa passe antes pela avaliação (cardiológica, postural, etc.) e os faça sob orientação […] conforme a condição física ou de saúde de uma pessoa, os exercícios físicos necessitam de adaptação. Esse é o papel do profissional, avaliar a condição física de cada aluno, indicando a melhor série de treinamentos e acompanhando a evolução nos exercícios físicos”.

Contudo, os exercícios não são suficientes sem que uma alimentação saudável esteja aliada aos exercícios que serão praticados. A junção deles garante o corpo desejado e a saúde do mesmo de forma segura.

Eles podem ser feitos, mas não se esqueça de procurar o seu médico para fazer uma avaliação e logo em seguida, procure um educador físico que esteja credenciado e siga corretamente as suas condições. Só assim, você terá o corpo desejado e sem complicações futuras.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *