Nesta terça-feira, 07, no Campus JK, o Programa de Desenvolvimento de Pesquisadores teve seu último encontro. O tema discutido foi “Comitê de Ética em Pesquisa – Estratégias para submissão e aprovação de projetos de pesquisas”, ministrado pelo coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa, Cláudio Janes Reis.

Organizadora do evento e Gestora do Centro de Pesquisa, Kimberly Jones, iniciou a palestra dando boas-vindas aos professores e salientando a importância da ética na pesquisa. “Ética é mais que um protocolo, é entender que quando interagimos com pesquisadores nós temos impactos. Quando realizamos pesquisas nós buscamos benefícios para nossos alunos e/ou para a ciência, mas, também, temos riscos para as pessoas ou animais. É muito importante entender qual deve ser nossa postura”, frisa.

No decorrer do evento, o palestrante abordou o conceito de ética, história do surgimento, regularização e normas do conselho de ética e tirou dúvidas dos professores presentes. “O participante é o mais importante da pesquisa. Além disso, ao iniciar uma pesquisa é importante ponderar riscos e benefícios”, explica.

Professor de metodologia, Wilson Silva, elogia a iniciativa e afirma que foi esclarecedora a palestra. “O conteúdo passado foi bem claro e objetivo. Foi muito bom para tirar nossas dúvidas e esclarecer algumas questões”, conta.

O Programa

O Programa de Desenvolvimento de Pesquisadores – PDP tem quatro objetivos principais:

• Desenvolver as normas e prazos da equipe de pesquisa, tanto como o CEP;
  • Fortalecer a preparação dos professores da instituição, incorporar artigos e abordagens científicas no contexto de todos os cursos da IES;
  • Continuar e multiplicar a preparação de professores para desenvolver propostas de projetos e orientar alunos;
  • Acolher novos membros do corpo docente a equipe do centro de pesquisa como avaliadores de trabalho, orientadores, revisores de revista e participantes em eventos e programas de fortalecimento em pesquisa ligado ao ensino e extensão.

Mariana Correia