• OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Professores das disciplinas de História e Química, Jalles Frederick e Helói Alves de Araújo promoveram aula prática, que teve como objetivo reaproveitar algo que seria jogado fora, usando ingredientes para a produção de sabão com óleo de cozinha, unindo os experimentos químicos com a história.

A estudante, Taynara Stephany Evangelista de Araújo, 17 anos, está no 3º ano do ensino médio e sua turma participou da produção com o professor Helói. “Na disciplina de química nós estudamos funções orgânicas e ácidos carboxílicos, então a produção do sabão foi a prática do que estudamos em sala de aula com o professor”, conta.

Na turma do 1º ano, com o professor Jalles, os estudantes acompanharam a produção para conhecer um pouco da história, na prática. “O professor associou o conteúdo ensinado em sala de aula, a revolução industrial, com as fábricas e produtores, também nos mostrando como aproveitar o que seria jogado fora, por exemplo o óleo, e nos mostrou como é feito o sabão”, diz o estudante de 15 anos, Rafael Tresena Silveira Leão.

A atividade fez parte do projeto “Mudando de hábitos, transformando vidas”, realizado neste semestre e teve como objetivo trazer aos alunos um conteúdo interessante, além de poder conscientizá-los sobre os cuidados com o meio ambiente e a poluição. “Estudando os impactos ambientais causados após as revoluções industriais, pudemos enxergar que a poluição também tem uma história. Tudo o que temos feito com o nosso planeta faz parte dessa história. Levando em consideração a possibilidade do reaproveitamento do que utilizamos, neste caso o óleo, trouxemos a eles que com uma atitude simples, que é somente usar um pouco de óleo que seria descartado, com outros ingredientes, é possível se fabricar uma quantidade muito grande de sabão”, explica o professor de história, Jalles.

Anna Louisa Narciso