Nesta quinta-feira, foi realizado no Colégio Indyu da rede Soebras, exposição de trabalho de Física dos alunos do primeiro ano. Os recursos oferecidos pela unidade, propiciaram que os estudantes colocassem em prática seus aprendizados.

A proposta do trabalho é ensinar aos estudantes a ciência da Física e colocar toda a teoria absorvida em prática. Com isso a turma de alunos, organizaram uma exposição de seus projetos. Foram três trabalhos apresentados: multiplicador de água, cama de pregos e o robô de seringa. Todos eles tiveram o intuito de exemplificar os princípios de pressão.

Para Fabrício Alves Carvalho, professor de Física da unidade, é importante colocar todos esses materiais em prática, pois somente o teórico não é o bastante. “Com a elaboração do trabalho extraclasse aumenta ainda mais o aprendizado do aluno”, conta Fabricio.

Pedro Silva, de 15 anos, acha que é essencial os alunos terem os recursos oferecidos. “Se fosse repassado somente a fórmula teórica desses trabalhos, seria desinteressante. Tiramos do papel e colocamos a mão na massa. Assim, podemos trabalhar de forma mais dinâmica e mais atrativa, o que nos ajuda a despertar mais ainda a nossa criatividade”, diz Pedro.

Dentre os três trabalhos apresentados, o mais visto foi a cama de prego, baseado no Princípio de Pascoal, (ao colocarmos um balão em cima de apenas um prego, consequentemente ele irá estourar, contudo, se houver uma quantidade maior de pregos, a pressão irá se dividir e, então, o balão não irá estourar).

Victor Araújo