Acadêmicos do 10º período participaram de aula prática da disciplina de Eqoterapia em Fisioterapia, ministrada pela docente Daylane Alkmim Lima. Durante a atividade, que aconteceu no Parque de Exposições João Alencar Athayde, os alunos aprenderam sobre posturas e estímulos trabalhados com pacientes portadores de necessidades especiais.

Segundo a docente, “nas aulas práticas, os acadêmicos aprendem a montar, aproximar, conduzir os pacientes e sobre cuidados com o cavalo. Aprendem, ainda, a importância da fisioterapia durante as sessões”, destacou.

A equoterapia é um recurso terapêutico educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. A Fisioterapia vem, então, atuar com a equoterapia realizando estímulos para devolver ao paciente o máximo de autoestima e melhorar suas alterações físicas e motoras.

Daylane ressaltou, ainda, de que maneira esta experiência contribui para a formação dos estudantes. “Proporciona aos acadêmicos mais uma área como possibilidade de atuação na Fisioterapia e mais recursos para proporcionar melhora e bem estar para os pacientes com deficiências. Além disso, a instituição proporcionar esta experiência aos acadêmicos, torna ainda mais rica sua formação”, finalizou a docente.