Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Maria Batista Cavalcanti, da cidade de Ubaí, realizaram visita técnica às unidades Amazonas e JK Funorte, na última sexta-feira (10). A atividade faz parte de um projeto desenvolvido com alunos do 3º ano da escola, que consiste em facilitar a escolha por uma profissão.
Segundo a professora, Graciele Soares Ramos, os alunos passaram por diversas fases e pesquisas até concluir o ciclo do projeto, que são as visitas à instituições de ensino superior. “Este projeto vem sendo desenvolvido com a intenção de fazer com que os alunos comecem a pensar sobre as escolhas profissionais. A princípio, foi feita uma pesquisa por eles mesmos e após um grupo de discussões sobre cada uma delas. A seguir, foi feita uma redação com o tema ‘Profissão: castigo ou realização?’; depois, em palestra, uma assistente social abordou sobre sistema de cotas, Prouni, Sisu. Além disso, tivemos um seminário com profissionais da cidade e, por fim, as visitas às instituições da cidade”, frisou a docente.
Ela ressaltou, ainda, a importância desta experiência para os estudantes.
“É algo para que possam conhecer a graduação que desejam cursar, saber sobre a duração, mercado de trabalho, além de conhecerem o espaço físico, pois muitos são da zona rural e esta é uma oportunidade única. Então, é fundamental este conhecimento e a Funorte abriu as portas e permitiu que os alunos adentrassem em dois campus e, a partir daí, estão vivenciando um momento que fará com que façam escolhas com mais segurança”, destacou Graciele.
Para Jeane Lemos Ramos, estudante 3º ano, a visita possibilitou que ela tirasse várias dúvidas sobre a profissão que pretende seguir. “Foi uma experiência muito proveitosa, pois permitiu que nós conhecêssemos todos os cursos que a Faculdade fornece, e assim, tiramos várias dúvidas e ficou mais fácil decidirmos qual caminho seguir”, concluiu a estudante.

Greiciely Rodrigues