Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária participaram de aula prática de Patologia Cirúrgica de Grandes Animais, ministrada pelo docente Pedro Guimarães Lage, no Hospital Universitário Veterinário Renato Andrade.

No episódio, os estudantes realizaram procedimento conhecido como Odontoplastia, em que é feito o ajuste de oclusão e remoção de pontas do esmalte dentário. Segundo Pedro, “este procedimento ajuda o animal a se alimentar melhor, triturar melhor as fibras e permite que a embocadura (equipamento utilizado na equitação, que é fixado dentro da boca dos animais) se encaixe perfeitamente aos dentes. A Odontoplastia deve ser feita duas vezes ao ano para garantir que o animal não se machuque com as pontas do esmalte dentário e, também, não sofra com a embocadura, tornando a cavalgada prazerosa para o cavaleiro e para o animal”, destacou o docente.

Para a realização do procedimento, é preciso que o animal passe por exame de cavidade oral e RX. O docente ressalta, ainda, qual foi o diagnóstico e tratamento feito no animal atendido na aula. “No exame da cavidade oral do animal da foto (imagem autorizada pelo proprietário) foi encontrado um dente de leite que já devia ter sido trocado pelo definitivo. Neste caso, fizemos o RX e a extração do dente de leite para garantir que o dente definitivo tenha erupção sem falha”, frisou.

O Hospital Veterinário é o local em que os estudantes do curso têm acesso à prática dos procedimentos estudados em sala de aula. Pedro destaca, também, que “somente com a prática, os alunos conseguem unir os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e aplica-los para a resolução da patologia”, concluiu o docente.

Uma resposta para Estudantes de Medicina Veterinária realizam procedimento de Odontoplastia em animal
  1. Realmente essas aulas fazem toda diferença para nós, estudantes de medicina veterinária, porque assim podemos por em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula! Obrigada Pedro, pelas oportunidades que você vem nos proporcionando!!