No dia 12 de março, acadêmicos do 10º período do curso de Fisioterapia Funorte participaram de aula prática da disciplina de Eqoterapia em Fisioterapia, ministrada pela docente Daylane Alkmim Lima. Durante a atividade, que aconteceu no Parque de Exposições João Alencar Athayde, os alunos aprenderam sobre posturas e estímulos trabalhados com pacientes portadores de necessidades especiais.

Segundo a docente, “nas aulas práticas, os acadêmicos aprendem a montar, aproximar, conduzir os pacientes e sobre cuidados com o cavalo. Aprendem, ainda, a importância da fisioterapia durante as sessões”, destacou.

A equoterapia é um recurso terapêutico educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. A Fisioterapia vem, então, atuar com a equoterapia realizando estímulos para devolver ao paciente o máximo de autoestima e melhorar suas alterações físicas e motoras.

Daylane destacou sobre oportunidades oferecidas para profissionais que desejam atuar na área. “O mercado de trabalho para a Equoterapia em Fisioterapia é muito satisfatório, porque o público, que é formado principalmente por crianças e adultos com alterações neurológicas, obtém grandes resultados. A equoterapia é uma atividade com retornos positivos para o quadro desses pacientes, devolvendo a eles o máximo de independência possível”, explicou.

Ela ressaltou, ainda, de que maneira esta experiência contribui para a formação dos estudantes. “É de grande relevância para que possam conhecer mais uma possibilidade de atuação da Fisioterapia, pois a Equoterapia é uma área que oferece muitos recursos que proporcionam melhora e bem estar para pacientes com deficiências”, finalizou a docente.