O Programa de Desenvolvimento de Pesquisadores dos Centros de Pesquisa Funorte realizou, neste mês de maio, no Auditório Ray Colares, campus JK, palestra com o tema “Como melhorar a produção científica? Reflexões sobre revisão sistemática, meta-análise e artigos de hipóteses”, em que foram abordados conceitos básicos para elaboração de trabalhos científicos.

O objetivo da palestra foi maximizar a produção científica, valorizando a qualidade metodológica do trabalho e alcançando os principais requisitos dos periódicos nacionais e internacionais. A gestora de pesquisa da instituição, Kimberly Marie, ressaltou sobre a importância de se tirar as dúvidas dos professores e alunos. “Estávamos tendo dificuldades sobre a questão da revisão, pois alguns pesquisadores tinham dúvidas na hora de escrever trabalhos científicos. Assim, esta discussão objetivou capacitar nossos professores para que eles possam melhor acompanhar os nossos alunos e atender às suas necessidades”, frisou a gestora.

Profissional de renome nacional, Doutor Renato Sobral Monteiro Junior ministrou a palestra. Segundo ele “fazer esta abordagem é muito importante para quem atua com pesquisa, principalmente para professores, que precisam fazer com que os acadêmicos entendam a importância de pesquisar durante a graduação para que tenham uma formação mais consistente”, ressaltou.

Altair Soares de Moura, coordenador do curso de Odontologia Funorte, também falou sobre a capacitação para pesquisa. “Como coordenador de um curso que tem muitas produções científicas, acredito que seja interessante o desenvolvimento de capacitações para que possamos orientar nossos alunos a criarem pesquisas de qualidade, já que nossa meta é a publicação”, conclui o docente.

Greiciely Rodrigues