Frutas, verduras, sucos e água são fundamentais para manter a saúde neste período do ano

 

As estações mais quentes causam mudanças no comportamento das pessoas. A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com as altas temperaturas provocadas pelo verão. Montes Claros, segundo o instituto Clima Tempo, vem registrando médias de temperaturas acima dos 30°, inclusive nas madrugadas, portanto, neste calor, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.

Segundo a nutricionista Poliana Alves de Souza, durante o verão é preciso ficar atento a alguns cuidados com a alimentação e a hidratação do organismo. “Devemos optar sempre por alimentos leves, de fácil digestão e ricos em água, como saladas, frutas, sucos naturais, legumes, verduras e também peixes, carnes magras, dentre outros”, aconselha.

Neste período do ano, algumas pessoas podem sentir-se mais indispostas para comer devido à própria temperatura. A nutricionista alerta que alimentar-se bem é fundamental para manter a saúde em dia em qualquer estação do ano. “No inverno, por exemplo, há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. Já no verão, o calor excessivo muitas vezes pode provocar uma inibição da fome e o corpo pede um consumo maior de líquidos”, diz a especialista que completa: “É preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares neste período. A vantagem é que o sol e o calor favorecem a ingestão de mais líquidos e a procura por uma alimentação mais leve”.

Outra questão importante que deve ser observada no verão é o consumo de água, pois o organismo perde muito líquido para controlar a temperatura, como explica Poliana: “com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais por meio do suor, então, torna-se mais importante o cuidado com a hidratação neste período. Portanto, a ingestão de líquidos deve ser frequente durante todo o dia. O ideal é sempre ter uma garrafa com água ao alcance e ir tomando ao longo do dia. Água de coco, sucos naturais e chás gelados também são ótimas alternativas para promover a hidratação”.

Frutas, verduras, legumes, peixe e frango não podem faltar, pois favorecem a digestão. Os cereais, de preferência integrais, e as leguminosas (grãos) também devem ser consumidos devido aos seus nutrientes e fibras presentes. Opte por alimentos naturais, frescos. A especialista indica a melancia como um dos alimentos ideais para ser consumido neste período. “A melancia é uma fruta saborosa, refrescante e uma das melhores fontes de água, rica em sais e eletrólitos sendo ótima para repor a hidratação. Além disso, pode ser muito benéfica para a saúde, pois contêm vitaminas B1, B2, A e C, além de minerais como potássio e fósforo, antioxidantes como licopeno e betacaroteno”, conclui Poliana Alves que sugere uma receita que pode ser feita com a fruta.

Suco Hidratante de Melancia

Ingredientes:

2 xícaras de melancia (picada e sem semente) 200 ml de água de coco

2 cubos de gelo

5 folhas de hortelã 1/2 limão siciliano

Modo de fazer:

Basta bater no liquidificador e servir.

Importante: não coar o suco já que assim você perderá as fibras que são importantes e conferem maior saciedade. Se sentir a necessidade de adoçar, prefira adoçante natural, como, stévia e xylitol.

 

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