Neste sábado, 21 de outubro, a Funorte realizou Vestibular e Ação Saúde na Escola Estadual Levi Durães Peres. O objetivo, além de proporcionar acesso ao ensino superior para estudantes que estão saindo do Ensino Médio, é criar uma interação entre a instituição e a comunidade.

Na abertura do evento, o diretor administrativo da Funorte, Cristiano Dias Júnior, deu boas-vindas aos candidatos e ressaltou a qualidade de ensino da Faculdade. “Gostaria de dar boas-vindas a todos os que vieram cooperar e buscar o ensino por meio do vestibular e, agradecer também, aos seus familiares e dizer que vocês estão sendo encaminhados para a melhor instituição de ensino superior do Norte de Minas, que possui nota 5 no Mec, a nota máxima de avaliação de qualidade”, frisou.

Segundo a diretora de unidade Saúde do campus JK, Ana Paula Nascimento, a ação faz parte da missão da Funorte de interagir com a comunidade. “Estamos com uma grande equipe para demonstrar um pouco de tantos cursos que temos para oferecer, além disso, vocês podem aproveitar todos os serviços, pois a Funorte capacita com ensino, mas também presta atendimento à comunidade”, destacou.

Durante a ação, diretores, docentes, acadêmicos e colaboradores da instituição orientaram e realizaram vários tipos de atendimentos. Dentre eles: orientações nutricionais e fisioterápicas, oficinas de beleza, tipagem sanguínea, pequenas cirurgias, exame oftalmológico, massagem manual, argiloterapia, SPA das mãos, testes de equilíbrio e raciocínio com a psicologia, design de sobrancelhas, entre outros.

Para a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Sabrina Viana, a ação proporciona que os acadêmicos vivenciem a prática profissional. “Eles estão realizando vários procedimentos importantes e orientando quanto aos cuidados com a pele. Assim, elas vivenciam a realidade da profissão e adquirem mais conhecimento”, ponderou a docente.

Fabiana Aguiar Soares, assistente social e professora, também acompanhou estudantes. Segundo ela, “esta ação é fundamental, pois mostra a importância e funcionalidade de cada curso e proporciona acesso à saúde à comunidade em geral”, frisou a docente do curso de Serviço Social.

Os atendimentos, além de promover saúde, contribuem para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes da instituição. Para Larissa Valeska Pereira,acadêmica do 10º período de Enfermagem Fasi, esta atividade é fundamental  para que o profissional aprenda a lidar com o público. “Por meio desta ação é possível que as pessoas tirem dúvidas sobre o curso e, também, é uma forma de nós, como enfermeiros, orientá-los sobre a saúde e o bem estar,falar sobre a prevenção do câncer de mama, agora no outubro Rosa, e o câncer do colo do útero e realizar um pouco da nossa missão, que é cuidar do ser humano”.

Já para Cleonice Alves Rodrigues, acadêmica do 6º período de Serviço Social Funorte, esta é uma oportunidade de buscar novos profissionais para a área. “Estamos aqui para falar do curso e suas especificidades para pessoas que tem pouco conhecimento sobre a graduação. Eu acredito que esta ação é muito importante, pois o que aprendemos na academia é que o curso de Serviço Social deve estar sempre integrado à sociedade e é interessante poder mostrar o curso e o que fazemos para despertar o interesse de quem gosta da área, mas conhece pouco sobre a profissão”, destacou.

O Vestibular fez parte do projeto “Tudo pela Educação”, que incentiva e oferece vários benefícios para a realização do sonho de alunos que pretendem cursar uma graduação. Entre as opções de cursos disponíveis para os candidatos estavam: Administração, Agronegócios, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Comunicação Social – Jornalismo, Letras, Pedagogia, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Estética e Cosmética, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Geografia, História, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Radiologia e Odontologia.

Iago Rodrigues participou do vestibular concorrendo à vaga para o curso de Medicina Veterinária. “Sempre gostei desta área e a Funorte é referência por dar oportunidades a alunos que estão finalizando o ensino médio”, disse.

Durante a ação, Juliana de Souza realizou exame de tipagem sanguínea e limpeza de pele. “Eu fiz exames e procedimento que eu talvez não teria condições de fazer em outro local. Então, a ação é fundamental , pois contribui com o ensino e com a qualidade de vida da comunidade”, concluiu.

Greiciely Rodrigues