Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Manipulação Magistral Alopática pelo Instituto Racine, Lilianny Mendes Soares Araújo é a atual coordenadora do curso de Estética e Cosmetica da Funorte. Há 3 anos na instituição, além de coordenadora ela ainda ministra aulas das disciplinas Cosmetologia, Biocosméticos e Fitocosméticos e Matérias –primas. Na entrevista a seguir ela fala sobre o curso e o mercado de trabalho para a área de Estética e Cosmética.

Como funciona o Curso de Estética e Cosmética na Funorte?

O Curso será desenvolvido em três anos, ou seis semestres, com carga horária total de 2760 h/a, destas 80h de atividades complementares e 200 horas de estágio. Importante salientar que o curso está estruturado em plena consonância com as orientações do Catálogo Nacional de Cursos de Tecnologia e com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia, também no que se refere à carga-horária mínima do curso, que é prevista no catálogo com 2.000 horas.

O corpo docente do curso de Estética e Cosmética conta com profissionais com formação acadêmica conforme as exigências legais, além de comprovada experiência na aplicação prática dos conhecimentos da área, comprometidos com a qualidade do ensino e o desenvolvimento local e regional. Atualmente o curso conta com 17 docentes, sendo destes 05 doutores, 07 mestres, 05 especialistas.

Qual a importância dessa graduação?

Pode-se dizer que na área da saúde Estética e Cosmética é o setor de maior evidência no Brasil e, por isso, a formação de profissionais para atuar no segmento tornou-se uma necessidade. Cada vez mais estão investindo na qualificação dos profissionais que estão atuando no setor, devido às exigências pela qualidade nos assuntos de beleza e saúde.

Qual o diferencial do curso?

O curso possui caráter inovador e sintonizado com as necessidades de formação profissional que os cursos tecnólogos apresentam, sem perder a característica de um curso superior de graduação, aliando a formação teórica à prática assistida em visitas técnicas e atividades complementares, e estágio supervisionado.

Quais os maiores desafios em ser coordenadora de um curso superior?

Um dos maiores desafios é a gestão dos docentes zelando pelo bom e produtivo relacionamento entre os mesmos e a coordenação. Além da busca constante de metodologias que permitam uma constante evolução do curso e motivação dos alunos.

Qual a importância do curso de Estética e Cosmética para nossa região?

O segmento produtivo representado pela área da Estética e Cosmética tem avançado com a ampliação de indústrias, novos equipamentos, novas técnicas de trabalho e a democratização de acesso aos insumos, exigindo crescente qualificação dos profissionais da área. Novas faixas de consumidores, com maior exigência, buscam serviços e produtos para embelezamento, recuperação e manutenção da saúde na área de estética. A necessidade de um curso na área de estética e cosmética em Montes Claros é justificável pela vasta quantidade de profissionais que atuam nesta área, sem formação superior e, em alguns casos, nem formação técnica.

Como está o mercado de trabalho para os profissionais?

O aumento da expectativa de vida e a preocupação com o retardamento do envelhecimento têm levado muitas pessoas à busca de alternativas que promovam a conservação da beleza e da saúde e a indústria de cosméticos apresenta-se como um caminho promissor para quem procura emprego. Dos grandes fabricantes aos consultórios, spas, hospitais e clínicas de estética há vagas em aberto, avaliam especialistas. E isso vale para quem tem curso na área de Estética e Cosmética.

 Quais as áreas de atuação do profissional?

O egresso poderá assumir a prática estética em diversos locais: clínicas e centros estéticos, spas, clínicas médicas, hotéis, cruzeiros, academias, salões de beleza e empresas que visem conservar a saúde, o bem-estar e a beleza de seus clientes e funcionários.

Qual a importância do curso ter o SPA Escola?

O Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética conta com o SPA Escola, espaço voltado para desenvolver atividades do curso de Estética e Cosmética, integrando a proposta pedagógica multidisciplinar do Curso envolvendo práticas de ensino, pesquisa e extensão.

Quais as principais mudanças ocorridas na área nos últimos anos?

O setor de cosméticos vem crescendo bastante nos últimos anos. É um setor dinâmico que demanda inovação contínua e investimentos constantes no desenvolvimento de novos produtos capazes de atender a uma grande diversidade de consumidores.

O curso de Estética e Cosmética da Funorte presta atendimentos ou serviços sociais na cidade de Montes Claros?

Sim, atende a toda a população nos serviços de drenagem linfática (massagem redutora); Estética facial e corporal (tratamento de acne, banho de lua, limpeza de pele, argiloterapia, depilação, peeling); Colorimetria (tratamento capilar- seborréia, dermatite); Podologia (reflexologia podal); Tricologia capilar (estudo dos cabelos); Maquiagem; Penteado; Visagismo e Design de sobrancelha.

Qual o perfil do acadêmico de Estética e Cosmética?

O curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do ICS tem como perfil do formando egresso/profissional capaz de atuar na aplicação adequada de técnicas, aplicação de cosméticos e equipamentos utilizados nos tratamentos estéticos faciais, corporais e capilares e dos anexos cutâneos em clínicas médicas, hospitais, centros de estética e está apto a realizar um programa de saúde preventiva, curativa e reabilitadora em conjunto com outros profissionais, tais como médicos e terapeutas. Na área acadêmica, poderá atuar no ensino da graduação e desenvolver pesquisas no âmbito da pós-graduação. Possuirá competência necessária para o planejamento e gestão de serviços na área, com conhecimentos administrativos e gerenciais, e ampla visão de marketing e qualidade.

Como analisa o uso e o consumo de cosméticos no Brasil?

Vive-se, no século XXI, o culto ao corpo e à beleza de uma forma como nunca vista antes. Padrões de beleza são impostos pela sociedade que incentiva o consumo de cosméticos e produtos de tratamento de beleza. Consome-se para ser aceito em grupos sociais, familiares e, para atender aos padrões exigidos pela sociedade. Uma criança brasileira cresce em meio ás cirurgias plásticas, ao culto ao corpo sarado, a pele vistosa e ao cabelo liso, entre outros. Dentro deste contexto, o Brasil passou a ocupar o terceiro lugar no ranking mundial de consumo de cosméticos.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *