Acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Alimentos e Biomédica participaram de “Engenharias em ação”, evento que aconteceu na Escola Normal, nesta quinta-feira, 07 de junho e contou com palestra do Promotor Técnico da empresa Gedore, Admir Borges Silva.

Segundo o diretor das Engenharias Integradas Funorte, Pedro Almeida, o objetivo do evento é aprimorar o conhecimento dos acadêmicos em relação ao uso de ferramentas. “O Engenharias em Ação objetiva a contextualização do ensino, a parceria com empresas afins, o acompanhamento dos avanços tecnológicos, o aprofundamento de assuntos importantes à formação significativas dos acadêmicos, ao detalhamento – por parte de especialistas – de curiosidades tecnológicas e conceituais, além da sala de aula”, destacou.

Ele explica ainda que: “a formação não é um destino a que se chega e, sim, uma viagem permanente. As diversas palestras a serem realizadas para os acadêmicos das Engenharias Mecânica/Elétrica/Biomédica e Alimentos abordarão – de forma atualizada – a Indústria 4.0: A interação entre pessoas, produtos e processos. É a ideia de trazermos a indústria para próximo do acadêmico”, frisou Pedro Almeida.

O palestrante abordou o tema “A importância do uso correto das ferramentas manuais”. Segundo ele: “explicar sobre a utilização, conservação, cuidados e características de algumas ferramentas é fundamental, principalmente para estes alunos que são formadores de opinião. Então, nada melhor que saírem com conhecimento sobreo uso correto das ferramentas manuais elevar isto para o dia a dia deles”, frisou.

Além dos acadêmicos, coordenadores e professores estiveram presentes para assistir a palestra. Para o docente do curso de Engenharia Mecânica, Thiago Guimarães, a abordagem do tema é fundamental para a preparação dos acadêmicos para a vida profissional. “Acredito que é um diferencial para os alunos, pois na disciplina, por exemplo, de Manutenção Industrial temos que desmontar redutores e rolamentos e, quando você escolhe a ferramenta adequada, além de ganhar tempo e segurança, o trabalho é totalmente diferente, não estragam equipamentos e peças, o ganho de tempo é bem maior e saber usar as ferramentas é, inclusive, um diferencial curricular”, destacou.

No episódio, os alunos também puderam tirar dúvidas sobre o tema. Para Adriel Cardoso Costa, do 5º período de Engenharia Mecânica, “este evento nos capacita melhor sobre o uso de ferramentas, além de ser importante para não estragarmos a máquina, vai ser fundamental para nossa ergonomia. Acredito, também, que será um diferencial no currículo, pois, no geral, o engenheiro mecânico não trabalha somente com a parte administrativa. Então, um chefe de empresa ver este curso em nosso currículo será um diferencial para possível contratação”, conta o estudante.

O diretor das Engenharias finaliza ao dizer que a palestra alcançou suas expectativas. “A palestra Ferramentas Gedore alcançou os objetivos propostos: informações técnicas, entrega de catálogos e ainda superou com o sorteio de kits de ferramentas. As próximas Palestras: Manutenção 4.0 e Sensores e Automação – também – serão sucesso. A Engenharia em Ação será uma marca Forte”, concluiu.

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *