Mabel Costa dedicou 47 anos de vida à profissão que lhe deu oportunidade de “ajudar os mais necessitados”

Cuidar da saúde das pessoas não é trabalho somente dos profissionais da medicina, o enfermeiro também é parte fundamental para que as pessoas sejam atendidas e tratadas, pois são eles que têm o contato direto com os pacientes. Hoje, 12 de maio é comemorado o Dia da Enfermagem – data que homenageia o nascimento da britânica Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna.

Maria Mabel Costa Santos dedicou sua vida a enfermagem durante 42 anos, hoje aposentada, é vice-diretora do Colégio Indyu. A enfermeira conta que escolheu a profissão por gostar de ajudar as pessoas, principalmente as mais necessitadas.

– O enfermeiro e o técnico em enfermagem são os profissionais que têm o contato mais próximo com o paciente. A gente tem que conhecer quem estamos tratando, procurando saber os problemas que o levaram ao hospital, para oferecermos um tratamento mais humanizado – ressalta Mabel.

Mabel que é mãe de seis filhos, sempre dividiu seu tempo entre longos plantões e cuidar da família. Ela também já auxiliou médicos em cirurgias, ajudou dezenas de mães a darem a luz e também com muito carinho sempre cuidou dos pacientes, especialmente os em estado terminal.

– Um bom enfermeiro tem que ser sensível, responsável, pois estamos lidando com vidas.

Colégio Indyu

Há 24 anos Mabel, juntamente com Ruy Muniz ajudou a realizar o sonho da fundação do Colégio Indyu. O primeiro curso técnico da instituição foi o de enfermagem.

– Ruy e Raquel acreditaram em mim, pois me designaram uma função muito importante: capacitar profissionais para enfermagem.

Christine Antonini- Jornal O Norte

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *