Foi realizada no Espaço OAB, na noite desta quinta-feira, 22, a abertura da Jonafes 2016 – “Ciências Exatas, Humanas, Sociais, Biológicas e da Saúde” para os cursos da área de Humanas e Engenharias. O tema da palestra ministrada pela coaching Gilzirene Oliveira foi “Construindo seu futuro: uma abordagem empreendedora”.

A especialista iniciou o evento explicando o que é empreendedorismo. “São estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, origens, sistema de atividades e universo de atuação”, conceitua Geizirene que ainda completa: “o empreendedor busca a realização profissional e pessoal e através das suas idéias, ele consegue administrar o desenvolvimento econômico e social”.

Em relação ao perfil da pessoa empreendedora, Gilzirene afirma que: “elas devem imaginar e desenvolver e realizar visões, identificar e aproveitar as oportunidades, ser um agente de mudanças, pode correr riscos calculados e deve, sobretudo, transformar oportunidades em negócios lucrativos”.

Empreender, segundo a coaching, é uma atitude que pode ser desenvolvida, aprendida e praticada. “Para isso, os profissionais precisam buscar informações, ter qualidade e eficiência, comprometimento, correr riscos calculados, estabelecer metas, ter independência e autoconfiança, persistência, planejamento e monitoramento sistemático”, afirma.

Gilzirene ainda ajudou os acadêmicos a verificar fórmulas para construir oportunidades. “Quem quer ser empreendedor precisa identificar as necessidades, observar as deficiências e tendências, fazer a derivação da ocupação atual, explorar os hobbies, lançar moda, dentre outras coisas”, dentre outras coisas.

Para o acadêmico do 1° período de Administração, Felipe Santana, a palestra foi extremamente proveitosa. “Através das dicas dadas pela coaching consegui absorver diversos aprendizados e vislumbrar alguns aspectos que quero para meu futuro profissional”, fala.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *