Acadêmicos, docentes, coordenação e egressos do curso de Educação Física Bacharel e Licenciatura participaram, no dia 05 de setembro, de evento em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. No episódio, egressos da instituição falaram sobre trajetória acadêmica e mercado de trabalho e tiraram dúvidas dos estudantes quanto às áreas de atuação.

A coordenadora do curso, Marta Suely Custódio, falou sobre a importância de promover um evento para os profissionais compartilharem as experiências com os estudantes. “Hoje, estamos fazendo uma culminância em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física e, é um momento importante, pois possibilita o encontro dos alunos de todos os períodos com egressos, que vão falar um pouco sobre a vida acadêmica e mercado de trabalho para incentivá-los sobre perspectivas de campo de trabalho e como está o mercado”, frisou a coordenadora.

Durante evento, houve palestras com profissionais de diversas áreas de atuação e docentes da Funorte. Entre os convidados estiveram: Maria Cecília Tupinambá, Luís Flávio Brasil, Renato Serena, Jean Cosme, Fábio Nascimento, Aloísio Cruz e Igor Raineh.

Maria Cecília, que atua como professora de Educação Física do Ensino Fundamental em uma escola, ressaltou sobre o papel do profissional. “É uma área muito importante, que eu sempre fui apaixonada. Então, desde quando eu formei, foi a área que eu busquei  para mim e, desde que concluí a graduação, atuo como professora. A licenciatura é uma área que nos desafia muito, mas é um desafio bom e prazeroso. Hoje, não é fácil dar aula em escolas, os alunos estão vindo de casa cheio de problemas, mas, com o nosso amor, cuidado e carinho, nos desdobramos e fazemos com que sintam mais acolhidos e, também, que se apaixonem pela Educação Física, pela prática esportiva, por esportes. Por isso, é uma área muito importante, onde tenho prazer de estar”, frisou a docente.

Já Aloísio Cruz, que atua na área de CrossFit, destacou sobre a importância de sempre buscar a excelência no que faz. “O objetivo da minha palestra é falar sobre o período anterior à minha formação, além de citar as experiências durante e, principalmente após a graduação, em que comecei a ingressar no mercado de CrossFit. Compartilhei também experiências de como consegui me desenvolver  como Coating e treinador, além do que faço para melhorar o atendimento e qualidade de vida das pessoas e buscar um pouco mais de excelência na questão do trabalho e de performance de atletas de alto rendimento”, frisou o profissional.

O egresso José Renato Mendes Queiroz, personal particular e instrutor de academia, ressaltou que, “eu trouxe para os estudantes um pouco da minha trajetória como acadêmico e busquei incentivá-los a se dedicarem e se esforçarem, desde a graduação, a serem profissionais exemplares ou se espelharem nos melhores. Então, o foco tirar dúvidas, tranquilizá-los e prepará-los para o mercado de trabalho”, frisou.

No fim das palestras, os acadêmicos puderam tirar dúvidas com os profissionais. Segundo Anna Clara Vieira Nascimento Rodrigues, estudante do 6º período de Educação Física Bacharelado, “o evento é importante para termos noção de como está o mercado, e também fonte de inspiração, pois, às vezes, estamos desanimados e esse tipo de palestra nos incentiva a buscarmos conhecimento e sermos profissionais mais comprometidos. Além disso, amplia nossa visão para novos horizontes”, concluiu.