O Colégio Indyu mostrou após a divulgação dos resultados do último ENEM, a qualidade do ensino e da sua equipe de professores, uma vez que vários alunos obtiveram nota da redação superior a média nacional.

A professora de redação do colégio, Fabiana Carneiro acompanhou e auxiliou juntamente com o corpo docente, o árduo processo de construção para que as metas fossem alcançadas. “Este resultado foi obtido através de um planejamento arrojado e principalmente com uma diversidade metodológica de ensino, ou seja, trabalhamos as competências exigidas na redação, executadas de forma multidisciplinar”, comenta.

Maxwell Fernandes e Macêdo alcançou noventa por cento das competências exigidas e tirou 920 pontos na redação. O aluno afirma que sua rotina de estudos foi bastante intensa, com aulas no período matutino e da tarde, além das monitorias de redação durante os intervalos de aula. O egresso já foi aprovado em algumas universidades, dentre elas, o Instituto Federal do Norte de Minas, em Engenharia Química, além de ter passado em alguns cursos da rede Soebras. “Tenho bastante afinidade com os cursos da área da saúde, mas meu principal foco, desde o início, é cursar Medicina”, conta.

Saulo Santos Ferreira, 18 anos, deseja cursar Direito. Ele fala que teve uma preparação difícil para alcançar suas metas. “Você precisa ter uma motivação para não desistir, pois a rotina de estudos é muito cansativa. Se você não sabe o que te motiva a estudar, se não tem foco, acabamos desistindo facilmente”, afirma o estudante. Saulo Santos teve êxito em algumas universidades privadas, mas ainda está aguardando o resultado das instituições públicas que se inscreveu para competir com a vaga.

De olho nas “multiferramentas”

Além da aplicação de inúmeras estratégias de aprendizado que abrangem desde mapas mentais, até leituras interativas, a reflexão e a prática, são os princípios para alcançar esse resultado de sucesso. “Toda vez que abordamos um tema ele é explanado pelos professores de outras áreas do conhecimento, como história, sociologia e filosofia. Este é o 4° ano consecutivo que o colégio acerta o tema da redação. Este fato proporciona uma maior tranquilidade para os estudantes”, diz Fabiana que ainda completa: “com essa ótica, o colégio Indyu, realiza todos os anos o Seminário Multidisciplinar de Redação. Já estamos na terceira edição, este ano de 2017 será ainda mais abrangente e terá novos moldes, justamente para atender os alunos Indyu”.

As alunas Camila Alves Nobre e Beatrice Mendes alcançaram as mesmas notas, tanto na redação quanto na média. Além da rotina de estudo escolar, ambas usaram a internet como ferramenta de aprendizado extraclasse, aderindo professores, cursos online e, assim, aumentando a rotina de estudo. Ambas pretendem cursar Medicina.

“Com o advento evolutivo da internet, a velocidade da informação se torna impressionante, impulsionando o professor e, também, o aluno a buscar novas formas de aprendizado, afirma a professora de redação que conclui: “O sucesso vem com a parceria entre o professor e o aluno. A dedicação e compromisso não podem faltar no aluno que deseja obter êxito no Enem. O colégio Indyu, inova, reforça a cada dia essa relação entre professor, diretoria e o aluno, fazendo com que todo o sucesso adquirido venha por um trabalho de equipe”.