Egresso do curso de Medicina Veterinária Funorte, Luiz Antônio Berto Gomes, 27 anos, foi aprovado em mestrado em Reprodução Animal, na Universidade de São Paulo – USP, que começa em outubro deste ano. Ele destaca que, após a graduação, concluída em 2017 , focou nos estudos para alcançar a aprovação.

Luiz ressalta como foi o processo de preparação e estudo. “Após escolher com qual linha de pesquisa trabalhar, foi necessário entrar em contato com a orientadora, para quem pude expor meu interesse pelo programa, pelo trabalho e pela pesquisa. O processo de avaliação envolveu um pré-projeto, o currículo, a avaliação escrita, a entrevista e a proficiência em inglês. Para me preparar, comecei a escrever o projeto e visitar com certa frequência o laboratório para que, nesse período, eu pudesse me familiarizar com a biologia molecular, conhecer a universidade, os pós-graduandos, os trabalhos realizados no laboratório, tudo isso em prol da minha aprovação. Além de muita dedicação aos estudos em reprodução animal me preparando para a avaliação”, destacou o médico veterinário.

A linha de pesquisa que será desenvolvida é “Fisiologia da Reprodução Animal”. O profissional frisa, ainda, a importância do mestrado e o que a conquista representa para ele. “Investir na carreira da educação, como o mestrado, é para mim, importante para dar continuidade com os estudos no ensino superior, permitir que eu contribua para o ensino e a pesquisa no Brasil, atualizar meu conhecimento e aprender novas habilidades, além de ser um diferencial no mercado de trabalho, como por exemplo, ao seguir carreira docente”, ressaltou.

Ele conclui, enfatizando a influência que a graduação teve para que fosse aprovado. “O interesse pelo mestrado iniciou com os exemplos que tive durante a graduação. Pude ser aluno de professores mestres e doutores que, além de muito conhecimento, transmitiam valores e respeito pelos estudos, pela vida acadêmica e pela pesquisa. Não posso deixar de citar meu grande amigo e Professor Doutor Alex Sander Dias Machado, de quem fui aluno nas disciplinas de Anatomia, que durante o meu período como graduando me incentivou muito a correr atrás dos meus objetivos, finalizou o egresso Funorte.