Egressa do curso de Jornalismo, Pérola Santiago, atua como blogueira há 5 anos. Fundado em 2015 seu blog, Radior7, aborda temas como moda, beleza, tecnologia, dicas para blogueiros, literatura, decoração, educação, cinema, música, saúde, além de posts pessoais. Pérola explica que: “Ter um blog muitas vezes é um convite para os famosos “haters”, aquelas pessoas que distribuem ódio gratuito”.

A escolha do nome do site surgiu de um grupo de Whatsapp, que se chamava Rádio República 7, um grupo de 8 amigas que conversavam e compartilhavam músicas. Quando o grupo se desfez, o nome surgiu como uma forma de homenagem. “A ideia de ser blogueiro era completamente diferente de hoje, o objetivo era apenas compartilhar as coisas que gostávamos, não tinha isso de ser influenciador digital ou personalidade pública, ter um blog era apenas um desejo de compartilhar aquilo que geralmente ficava guardado em gavetas”, explica Pérola.

Na entrevista a seguir, a jornalista fala sobre os desafios de ter um blog.

Como você se descreve?

Eu sou mais de observar do que falar, mas não sou tímida, sou uma garota que acredita na verdade das pessoas, mas nunca coloca a mão no fogo por elas. Entrego-me a tudo que encaro como desafio, mas não gosto de ser sobrestimada. Sou uma mistura de mel e pimenta, fogo e álcool, no primeiro caso me apresento meio bipolar, no segundo inflamável, mas garanto que sou gente boa.

Por que o gosto pela área?

A grande maioria de estudantes de Jornalismo ou aspirantes teve ou terá um blog um dia. Eu sempre amei literatura, assim, também escrevia contos e crônicas, porém eles ficavam guardados. No jornalismo e na literatura, paralelamente falamos trabalhamos para contar histórias e o blog serve como canal entre você, blogueiro ou jornalista e seu público.

Quais são os maiores desafios que encontra nessa profissão?

A profissão mudou muito, blogueiro já é profissão né? Temos milhões de blogs, milhões de pessoas fazendo a mesma coisa, então, o grande desafio hoje é buscar criar um conteúdo original e conquistar um público que cada vez mais diminui o nível de leitura, se tornando mais visual, indo para canais como Youtube e Instagram.

Qual sua meta?

Não vamos colocar metas, (risos). Eu quero aprimorar o conteúdo, torná-lo cada vez mais original e informativo. Além disso, é preciso evoluir, por isso, estou desenvolvendo um projeto para meu canal do Youtube. O que quero é conseguir organizar até o final do ano o blog e uma equipe para que possamos juntos cobrir efetivamente todas as categorias propostas por mim para o blog.

Como analisa o mercado de trabalho para área?

Competitivo, mas é preciso buscar se destacar seja no blog, no Youtube ou no Instagram. Sempre haverá espaço para quem trabalha bem e de forma original, então, assim como para o jornalismo, o mercado é você que faz.

Qual a importância do Blog pra você?

Já tentei viver sem blog, então essa pergunta torna-se importante, pois o blog por muitas vezes toma a função da minha voz, minha opinião diante de alguns assuntos. Muitas vezes o jornal impresso é para o jornalista o que o blog é para mim.

Marcus Braz