Consultar o dentista com frequência é uma forma de prevenir cáries e problemas indesejados no futuro. Isso porque, o check-up odontológico traz inúmeros benefícios à saúde, não somente bucal como ao restante do corpo.

Segundo o coordenador do curso de Odontologia da Funorte, Jairo Evangelista, “os cuidados com a saúde bucal devem fazer parte do cotidiano das pessoas, dado que, influencia a qualidade de vida”, destacou o coordenador.

Egressa do curso de Odontologia na Funorte e clínica geral, Paloma Santos Melo explica sobre os cuidados para ter saúde bucal. “Cuidar da saúde odontológica é fundamental em qualquer idade, por isso devemos sempre estar atentos a alguns requisitos necessários para que isso ocorra de maneira correta: escovação diária de pelo menos três vezes ao dia; escova nova e macia; consultar o dentista frequentemente; uso de fio dental; alimentação saudável; baixa ingestão de sacarose (açúcar comum)”, frisou.

De acordo com Paloma, é imprescindível cuidar dos dentes e ter uma boa saúde bucal, pois, “o cuidado propicia um hálito puro, um sorriso saudável, dentes limpos sem presença de resíduos alimentares, além de prevenir cáries e outras doenças relacionadas  a cavidade bucal e organismo”. Ela, ainda, completou mencionando a influência da mastigação para a saúde bucal. “A boca é responsável pela fala e pela mastigação dos alimentos, iniciando o processo de digestão. Esta favorece a saúde buço-maxilar, a manutenção do bom tônus muscular da face (tônus muscular é o estado de tensão elástica que apresenta o músculo em repouso), e proporciona o bom funcionamento da ATM (Articulação Temporomandibular – articulação que liga a mandíbula ao crânio) e desempenha melhor os dentes”, finalizou a profissional.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *