Estudantes do curso de Pedagogia Funorte participaram de palestra com tema “Educação que transforma com foco na Educação Inclusiva” ministrada pelo pedagogo Sebastião Mendes de Oliveira. O evento, que aconteceu no auditório da Fasi, teve como objetivo integrar a comunidade acadêmica e compartilhar experiências da Educação Inclusiva nos espaços escolares e não escolares.

Segundo a coordenadora do curso, Rosiene Gomes Pereira, “a abordagem realizada por Sebastião sobre o poder que a Educação promove na vida das pessoas mostra que nada é impossível quando somos determinados a lutar pelo o que acreditamos e desejamos. O direito de todos à Educação Inclusiva é, sem dúvida, uma tarefa difícil, mas possível. Precisamos ser capazes de desviar dos obstáculos que a sociedade coloca hoje para impedir o avanço das novas propostas de uma escola para todos. Escola que seja justa, democrática e aberta às diferenças”, destacou a coordenadora.

Ela frisou, ainda, o trecho de uma obra que aborda a educação inclusiva e seus desafios. “Como bem citado por (Carvalho, 2005) ‘Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade. Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos, inclusive as pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver’”, conta Rosiene.

Além de acadêmicos e coordenação, diretoras e supervisoras da Funorte e escolas parceiras da rede pública e privada de Montes Claros estiveram presentes no evento. A palestra proporcionou momentos de emoção para todos os convidados.

Segundo Sebastião, “a educação inclusiva, além de ser um direito, é uma resposta inteligente às demandas do mundo contemporâneo”, finalizou o palestrante.