Inscrições iniciam em 29 de janeiro de 2019 e vão até o dia 01 de fevereiro

Após a divulgação do edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é a chegada a vez do Programa Universidade para Todos (Prouni). O edital referente ao primeiro semestre de 2019 contém as informações necessárias para quem pretende conseguir uma bolsa de estudo para faculdade no próximo ano. De acordo com o documento, as inscrições serão efetuadas em uma única etapa no período de 29 de janeiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos de 1º de fevereiro de 2019, pelo horário oficial de Brasília-DF. Os interessados devem acessar nesse período a página do Prouni no endereço eletrônico: http://siteprouni.mec.gov.br.

Condições exigidas para efetuar inscrição no Prouni

Pode se inscrever no processo seletivo do Prouni 2019.1 brasileiro não portador de diploma de curso superior, que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação. Além disso, é preciso atender aos seguintes critérios:

• Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou;
  • Tenha cursado o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Tenha renda per capita familiar mensal máxima de três salários mínimos por pessoa.

O programa também contempla professores da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e pessoas com deficiência. Nesse caso, ao realizar a matrícula será preciso levar documentos de comprovação da condição.

Nota de corte Prouni 2019

Os participantes devem ficar atentos a nota de corte Prouni 2019. Essa é a média do Enem do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas pela instituição de ensino superior. Alguns critérios também podem influenciar na nota de corte como a universidade e o turno, por exemplo. Com o simulador de nota de corte Enem, ferramenta elaborada pelo Educa Mais Brasil é possível saber aproximadamente em quais cursos e faculdades dá para você disputar uma vaga de acordo com informações das notas de corte Prouni 2017.

Bolsas de estudo para faculdade

Mesmo quem não fez o Enem ou não se encaixa nos critérios exigidos ainda pode conseguir uma bolsa de estudo para começar 2019 cursando a graduação que sempre sonhou. Com o Educa Mais Brasil, programa de iniciativa privada, é possível conquistar descontos nas mensalidades de até 70%. Para ter acesso ao benefício não é preciso ter feito o Enem e nem comprovar renda. Basta acessar o site www.educamaisbrasil.com.br, escolher a modalidade “graduação”, a cidade e fazer a inscrição de forma gratuita.

Fonte: E+B Educação | Géssica Santos