Instituto de Ciências de Saúde – ICS
Educação Física Licenciatura
Renovação do reconhecimento do MEC: através da Portaria nº 918, de 27 de dezembro de 2018.
FUNCIONAMENTO: Campus JK, Av. Osmane Barbosa, 11.111 – Bairro: JK
Montes Claros/MG – CEP: 39404-006
Telefone: (38) 2101 9292
Turno de funcionamento: Noturno
Modalidade: Licenciatura
Duração: Três anos e meio
Coordenadores de curso: Cássio Dantas
Possui graduação - Licenciatura e Bacharelado- em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-graduação pela Universidade Gama Filho/RJ. Mestrando em Avaliação nas Actividades Fisicas, da Universidade Tras-os-Montes e Alto D'ouro (UTAD) em Portugal. Cursou MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV. Cursou disciplinas isoladas nos Mestrado em Desenvolvimento Social e Mestrado em Saúde da Unimontes/MG. Foi Docente na Unipac, no Curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho com disciplinas de Ergonomia. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação, Divisão de Projetos e Programas e Seção de Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Metodologia Cientifica, onde foi coordenador por 6 anos do NUMEC (Núcleo de Metodologia Cientifica) da Rede Soebras e atua como membro do CEP Centro de Pesquisa como Professor Pesquisador . Atualmente é Coordenador do Curso de Educação Física e Professor nas Faculdades Unidas do Norte de Minas, das disciplinas Gestão em Educação Física, Ergonomia e Atividade Física e Saúde coletiva no Curso de Educação Física da Funorte, Ergonomia no Curso de Engenharia Mecânica, Membro profissional da ABERGO- Associação Brasileira de Ergonomia. Consultor e Sócio proprietário da Empresa ErgoPlus Soluções Ergonômicas onde desenvolve AETs- Analises Ergonômicas no Trabalho e programas de Qualidade de Vida laboral em Minas Gerais e outros estados da federação. Experiencia em elaboração de Projetos para Captação de Recursos em instituições Nacionais e Internacionais. Foi Coordenador Tecnico do PELC-Programa Esporte e Lazer da Cidade, do Governo Federal em M. Claros/MG.
http://lattes.cnpq.br/744794925419308
(38) 2101-9261 – 21019264
Email: coord.educacaofisica@funorte.edu.br
MISSÃO:
Formar profissionais, em consonância com a Missão institucional, capacitados a intervir, positivamente na realidade social, sendo transformadores da mesma, pautados no conhecimento em evidências técnico-cientificas, com espírito empreendedor, autônomos, éticos e alinhados com as exigência de uma sociedade sempre em transformação.
OBJETIVOS:
Formar holisticamente o profissional em Educação Física – Bacharel e Licenciatura, com base nos princípios da gestão por competências em toda a sua vasta área de atuação, capacitando-o para conhecer e intervir nas diferentes manifestações e expressões do movimento humano, seja através da saúde geral visando prevenção e promoção, educação e reeducação psicomotora, no lazer e recreação, esportes, ginásticas e atividades físicas, Educação Física para grupos especiais (com forte apelo aos deficientes), além da expertise em gestão e empreendedorismo, fundamentada no rigor técnico científico, pautado na conduta ética, de maneira crítica e reflexiva, utilizando-se dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar a interação com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos.
O Licenciado em Educação Física será preparado nos conteúdos próprios da sua área de conhecimento necessários ao embasamento de sua ação profissional, para compreensão, ensino e intervenção no contexto específico e histórico-cultural do seu campo de atuação. Será capaz de atender os interesses e necessidades do indivíduo nas diferentes sociedades e manifestações da cultura do movimento humano nos aspectos técnicos, científicos e culturais com ética profissional, na busca da formação do cidadão, na promoção da saúde e da qualidade de vida.
O curso promoverá o desenvolvimento da capacidade de análise e síntese dos conhecimentos adquiridos com abrangente visão da realidade para que os egressos tenham condições de trabalhar em equipes multidisciplinares e exerçam liderança, criando e adaptando os métodos pedagógicos ao ambiente de trabalho.
O Licenciado deverá estar apto para analisar de forma criteriosa a realidade social, intervindo profissionalmente orientado por valores sociais, morais, éticos e estéticos com responsabilidade nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde e de outros que venham oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, oportunizar a construção de um estilo de vida mais saudável na comunidade onde atua.
O profissional pretendido pelo curso de Educação Física deverá ser habilitado a:
·Compreender a sua importância no contexto social e comunitário, no sentido de atuar nas diversas camadas da sociedade, na busca da melhoria da qualidade de vida e saúde da população;
·Ser capaz de entender e operacionalizar o empreendedorismo como necessidade básica da atuação profissional, frente aos novos desafios do mercado de trabalho;
·Planejar, executar, dirigir, supervisionar e avaliar atividades relativas às práticas corporais, nos diferentes campos das atividades físicas, do lazer, da recreação, do esporte, da saúde, intervindo de forma dinâmica nesses contextos;
·Que potencialize a participação em equipes multiprofissionais, intervindo no planejamento, na supervisão, na coordenação, na implementação, na realização e na avaliação de atividades relacionadas com a prevenção, reabilitação e manutenção da saúde;
·Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática das diferente categorias de atividades físicas.
O Licenciado em Educação Física será preparado nos conteúdos próprios da sua área de conhecimento necessários ao embasamento de sua ação profissional, para compreensão, ensino e intervenção no contexto específico e histórico-cultural do seu campo de atuação. Será capaz de atender os interesses e necessidades do indivíduo nas diferentes sociedades e manifestações da cultura do movimento humano nos aspectos técnicos, científicos e culturais com ética profissional, na busca da formação do cidadão, na promoção da saúde e da qualidade de vida.
O curso promoverá o desenvolvimento da capacidade de análise e síntese dos conhecimentos adquiridos com abrangente visão da realidade para que os egressos tenham condições de trabalhar em equipes multidisciplinares e exerçam liderança, criando e adaptando os métodos pedagógicos ao ambiente de trabalho.
O Licenciado deverá estar apto para analisar de forma criteriosa a realidade social, intervindo profissionalmente orientado por valores sociais, morais, éticos e estéticos com responsabilidade nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde e de outros que venham oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, oportunizar a construção de um estilo de vida mais saudável na comunidade onde atua.
O profissional pretendido pelo curso de Educação Física deverá ser habilitado a:
·Compreender a sua importância no contexto social e comunitário, no sentido de atuar nas diversas camadas da sociedade, na busca da melhoria da qualidade de vida e saúde da população;
·Ser capaz de entender e operacionalizar o empreendedorismo como necessidade básica da atuação profissional, frente aos novos desafios do mercado de trabalho;
·Planejar, executar, dirigir, supervisionar e avaliar atividades relativas às práticas corporais, nos diferentes campos das atividades físicas, do lazer, da recreação, do esporte, da saúde, intervindo de forma dinâmica nesses contextos;
·Que potencialize a participação em equipes multiprofissionais, intervindo no planejamento, na supervisão, na coordenação, na implementação, na realização e na avaliação de atividades relacionadas com a prevenção, reabilitação e manutenção da saúde;
·Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática das diferente categorias de atividades físicas.