Nos dias 01 e 02 de setembro aconteceu no Ouro Minas Palace Hotel em Belo Horizonte/MG o Simpósio Mineiro de Clínica e Reprodução Equina – SIMCRE. O evento que acontece anualmente reúne os melhores profissionais da área. Com programação diversificada atrai profissionais em diferentes estágios da carreira, professores de todos os níveis de ensino e principalmente estudantes de veterinária de graduação e pós-graduação.

Médicos Veterinários, professores e alunos do curso de Medicina Veterinária e do Hospital Universitário Veterinário Renato Andrade das Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte participaram do evento e retornaram bastante satisfeitos com o que foi apresentado durante o Simpósio.

Para a médica veterinária Dra. Deborah Takaki o evento foi de extrema importância. “Participei do SIMCRE pelo terceiro ano consecutivo e, mais uma vez, o evento surpreendeu os participantes, com palestras ricas e de extrema relevância para a vida dos profissionais e acadêmicos que atuam ou desejam atuar na clínica médica e/ou de reprodução de equinos. Valeu muito a pena estar aqui!”

Professora e médica veterinária, Dra Clara de Almeida Mota afirma que a participação no SIMCRE foi uma grande oportunidade de atualização e capacitação profissional. “Para os alunos uma grande oportunidade de entrar em contato com grandes profissionais da equideocultura nacional o que gera um grande estímulo profissional. Foi uma rica experiência. Em 2019 marcaremos presença com mais alunos!”

Acadêmica do 9° período do curso de Medicina Veterinária, Cynthia Danielle Oliveira Mascarenhas conta que teve o prazer de participar de mais um evento com temas de grande importância na clínica equina. “Aprender com profissionais de referência nacional e internacional nos da mais segurança nas atividades teóricas e, principalmente, durante as atividades de estágio. A presença de nossos professores no evento, ao nosso lado, também foi muito importante. Foi possível tirar dúvidas e discutir casos, facilitando “linkar” o conhecimento adquirido com as nossas atividades cotidianas.”

Alguns dos temas abordados durante o SIMCRE 2018:

“Endometrite infecciosa em doadoras: Diagnóstico e tratamentos”

“Sexagem de Sêmen equino através de nanopartículas magnéticas.”

“Principais afecções do trato reprodutor interno do garanhão: Diagnóstico e Tratamento”

“Indução da Ciclicidade em éguas: Manipulação Farmacológica X Iluminação Artificial”

“Atualidades sobre tratamentos hormonais em éguas receptoras acíclicas”

“Via Epidural em Equinos: Yes WE can!”

“Úlcera de córnea e uveíte: principais oftalmopatias nos equinos”

“Aplicações da Ozonioterapia na Clínica e Reprodução de Equinos

“Inspeção Estática e Dinâmica do Cavalo com Claudicação”