Neste domingo, 20, acadêmicos do 7º e 10º período dos cursos de graduação em saúde Fasi e Funorte (Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia), além do curso de Serviço Social realizaram o exame ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

Marta Suely Custodio Novais, coordenadora do curso de Educação Física, fala da importância do ENADE para aqueles que já estão prestes a se formar. “É uma forma de culminar o ensino e aprendizado dos nossos acadêmicos, a fim de mostrar como é importante estar atento ao que é vivenciado durante o percurso da graduação. Hoje, várias empresas já exigem a nota deste exame como referência e é por isso que buscamos deixar os nossos alunos prontos para isso”, disse a coordenadora que ainda acrescentou: “estar aqui também, acolhendo-os e desejando sorte antes da prova, mostra aos nossos acadêmicos a nossa preocupação com a formação de bons profissionais, além da força que temos em nossas instituições”, finalizou.

Fabricio Moreira Monteiro, docente e também Coordenador do curso de Biomedicina Funorte, fez uma ressalva à relevância do exame. “Além de exercitar o conhecimento, é uma forma de valorização do ao profissional em formação. É um teste para mostrar que estamos no caminho certo de ensino e aprendizagem”, salientou.

Após o teste, coordenadores, diretores, docentes e demais colaboradores aguardaram a saída dos acadêmicos e novamente os acolheram a fim de mostrar preocupação para com o bom desempenho de todos. Andressa dos Santos Souza, estudante de Fisioterapia, falou do acolhimento oferecido da instituição e sobre a expectativa após prestar o exame. “Acredito ser de suma importância ter a presença de cada um deles aqui, pois é uma forma de nos apoiar. Em relação à prova, todas as questões contidas, foram referentes a temas já estudados em sala de aula. Espero o melhor resultado, pois sem dúvidas advir de uma instituição com uma boa nota é fundamental para a formação de todos nós que ajudamos ebuscamos levar um bom resultado para além da academia”, concluiu.

Ingrid Neves