Entre os dias 17 a 28 de Julho, aconteceu a 37ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque Bolivar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte/MG. O evento de equinos, considerado o maior da América Latina, de uma mesma raça, é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e se destaca por ser referência internacional.

Voltado para os admiradores da raça e suas famílias, o evento recebeu aproximadamente 220 mil visitantes durante os 12 dias de programação e quase 2 mil animais, incluindo os de pista, esporte e para remate. Segundo Daniel Borja, presidente da ABCCMM, a exposição movimentou aproximadamente R$25 milhões entre leilões e venda direta entre criadores.

Gestores, professores e alunos das Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte e do Hospital Universitário Veterinário Renato de Andrade participaram do evento. Para o coordenador do Hospital Veterinário, Lucas Mendes Soares, “ a exposição possibilitou compreender melhor o universo da medicina equina esportiva, além de desenvolver fornecedores e parceiros para o Hospital Veterinário – HUVET/FUNORTE, que é referência no atendimento a animais atletas no Norte de Minas”, frisou o coordenador.

Na oportunidade, os docentes e estudantes também visitaram a feira anexa ao evento com empresas que oferecem equipamentos, produtos e serviços na área veterinária. Para os alunos, Hugo Fernandes de Almeida, Daniel Vitor Santos e Natan Misael Costa Souza a experiência foi ainda mais intensa, eles realizam estágio durante todos os dias sob supervisão do Médico Veterinário Dr. Gabriel Costa.

“Foi uma experiência única, na qual tive a oportunidade de vivenciar as principais condutas clínicas adotadas na preparação dos animais para julgamento em pista. Conheci também tratamentos alternativos relativamente novos na área da Veterinária e pouco comum na nossa região, como o ultrassom terapêutico, laserterapia, campo magnético pulsátil e crioterapia compressiva”, ressaltou o estudante Hugo Fernandes de Almeida.

Já Natan Misael Costa Souza, também acadêmico, falou sobre o que o evento contribuiu para sua formação. “Participei de vários atendimentos em diversas áreas da medicina equina com foco no animal atleta e, sem dúvidas, foi muito importante para minha formação acadêmica, profissional e pessoal”, destacou.

Entre visitantes do evento estiveram o gestor administrativo do Hospital Veterinário Renato Andrade, Lucas Mendes Soares; o médico veterinário, Pedro Guimarães Lage; a médica veterinária, Deborah Martins Mota Takaki e o acadêmico Sávio Fernandes Costa. Além dos acadêmicos estagiários Hugo Fernandes de Almeida, Daniel Vitor Santos e Natan Misael Costa Souza.