Atualmente a Farmácia Escola da Funorte atende todos os acadêmicos do curso de Farmácia. Neste semestre, os alunos do 7º período são preparados para aprender as habilidades do estágio na manipulação de fórmulas. Nessa fase eles aprendem as diferenças e características das fórmulas farmacêuticas, além das técnicas e procedimentos específicos.

Preparação

De acordo com os docentes supervisores de estágio, essa parte prática contribui para uma boa formação acadêmica na profissão de farmácia.

“O estágio supervisionado é para preparar o acadêmico para o trabalho na farmácia, para isso desenvolvemos uma simulação das atividades reais dentro de uma farmácia magistral. Dessa forma, o acadêmico se sente mais seguro na hora de fazer um estágio fora da faculdade”, diz o supervisor de estágio Leonardo Viana Lana.

“O estágio é desenvolvido de forma integral, acompanhado e supervisionado por docentes do curso, além de outros profissionais da área farmacêutica. Aqui os acadêmicos possuem todo o suporte necessário para o aprendizado”, explica Janine Kátia Rocha

“A farmácia escola é um estabelecimento de saúde desenvolvida exclusivamente para transmitir conhecimentos práticos para os acadêmicos de farmácia, além de ser dividida em setores como: Os Sólidos, Semi Sólidos,  e Controle de Qualidade” ,diz Luiz Felipe  Oliveira Barros.

Aprendizado

Os acadêmicos do 7º período do curso de Farmácia da Funorte e da Fasi compartilham suas opiniões sobre a estrutura da Farmácia Escola e importância do estágio prático.

“Vejo o estágio como uma oportunidade para seguir na área de manipulação, essa experiência de poder vivenciar a atuação do farmacêutico é de grande valia, além de consegui adquirir uma melhor habilidade para lidar com a profissão”, diz Yuri Macedo Rodrigues.

A estrutura oferecida aqui no curso de Farmácia é excelente, e podemos vivenciar a profissão no próprio ambiente, além disso, temos o laboratório que é exclusivo para o nosso curso”, relata o acadêmico Farley Alves,

“Essas aulas práticas só vem para somar no nosso aprendizado, fazendo com que fiquemos mais capacitados para atuar na atividade, aliando a teoria e a técnica de manipulação”, conta Larissa Custódio.

O Estágio na Farmácia escola é dividido em períodos para não comprometer o aprendizado, além disso, é ministrado por vários docentes do curso e acompanhado pela coordenação.

Gabriele Santos