A natação é um dos esportes mais recomendados por proporcionar equilíbrio muscular, perda de caloria, além de auxiliar na recuperação de lesões. A atividade é, inclusive, indicada para todas as idades.

Segundo o professor da disciplina Natação, Fábio Nascimento, a prática do esporte traz diversos benefícios. “Seja para manutenção da saúde ou manter uma boa forma física e mental, a natação traz inúmeros benefícios por ser uma modalidade que trabalha com o corpo por completo. Todas as pessoas podem estar inseridas na prática como bebês, crianças, adultos e idosos. Algumas das vantagens mais comuns são: melhora das articulações e ligamentos, deixando-a mais flexível; fortalecimento da musculatura respiratória; melhora da postura, coordenação motora e sem riscos de lesões, pois a água minimiza impactos”, destacou o docente.

Ele frisa, ainda, que “a natação, sendo um exercício aeróbico, é muito importante para o coração, porque fortalece e possibilita maior fluxo sanguíneo para todo corpo. Além de controlar o colesterol, os riscos de diabetes e ser um exercício prazeroso, que eleva a autoestima, favorecendo que as pessoas tenham bem estar e qualidade de vida”, ressaltou.

Apesar de ser indicada para todas as faixas etárias, a natação possui restrições que devem ser levadas em conta antes de iniciar a prática do esporte.  “A atividade é recomendada para vários tipos de pessoas, no entanto, durante as crises causadas pelas doenças pulmonares (renite, sinusite, bronquite e asma), é aconselhado a diminuição ou cancelamento da prática por um tempo até a recuperação. Existem também, grupos não indicados como pessoas com micose ou conjuntivite, ambas contagiosas; pessoas com insuficiência cardíaca grave; hipertensão arterial grave; diabéticos não controlados. Por isso, é fundamental a consulta com um médico para realização de exames prévios, além da prática supervisionada por um profissional de Educação Física qualificado”, frisou o docente.

A natação, hoje, é mais praticada por jovens. Porém, Fábio ressalta a importância dela durante todas as idades. “Para muitos, a natação é considerada uma atividade completa porque exercita todos os grupos musculares do corpo, além de movimentar as articulações e contribuir para desenvolvimento cardiovascular e respiratório dos praticantes. Por isso é indicada para todas as idades e biótipos”, destacou.

Ele finaliza ressaltando os benefícios para grupos que sofrem com problemas respiratórios. “A primeira atividade física recomendada por médicos especialistas para pessoas que sofrem com problemas respiratórios é a natação especializada. A bronquite e a asma, por exemplo, é possível mantê-las totalmente controladas através deste esporte. Os maiores benefícios para este grupo são: promoção da higienização traqueobrônquica, reeducação funcional respiratória, fortalecimento das funções pulmonares, maior resistência imunológica, redução de sintomas de alergia e asmas, principalmente em épocas de frio, e várias outras doenças respiratórias (sinusite, renite, bronquite, asma e alergias)”, concluiu o profissional de Educação Física.

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *