O estágio de Ortotraumatologia é desenvolvido no sétimo período do curso de Fisioterapia da Funorte e voltado para todos os pacientes provenientes de traumas: fratura, ruptura muscular, luxação articular, entre outras.

O docente e supervisor de estágio, Vinícius Abreu, explica sobre as diversas patologias de origens traumáticas que podem ser tratadas na Clínica Escola do Campus Funorte Amazonas, como no caso dos pós-operatórios com pacientes que fizeram uma cirurgia de reconstituição do ligamento, fixação usando placa e parafuso. Segundo Abreu, além da Ortotraumatologia, também são tratadas as lesões de Fisioterapia Desportiva mais comuns em atletas e praticantes de esporte em geral.

“Recebemos muitos atletas, assim como os jogadores do time Funorte Esporte Clube, categoria Junior ou juvenil, que durante treinamento ou campeonato sofreram qualquer tipo de lesão. Eles são encaminhados para a Clínica Escola da Funorte e seguem em acompanhamento de Ortotraumatologia”, exemplifica Abreu.

Para o supervisor, as lesões mais comuns também têm relação com trauma, mas muito voltadas para lesões musculares como: estiramento muscular, contratura muscular entres outros casos clínicos assistidos durante o estágio.

“Somente os alunos do sétimo período fazem esse estágio, porque já estão mais preparados e amadurecidos. Além disso, já tiveram a disciplina de ortopedia e estão tendo a disciplina Fisioterapia Desportiva”, ressalta.

De acordo com Abreu, a Fisioterapia desportiva não é só a reabilitação do paciente, mas também funciona como preparação física e tratamento fisioterapêutico.

“É Importante frisar que para cada paciente é preparado um procedimento individualizado, e o acadêmico só aplica o tratamento depois da aprovação do supervisor”, finaliza Abreu.

Gabriele Santos