Professora do curso de Medicina, Lucilene Tolentino juntamente com o Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOPP), realizou nesta semana recepção aos alunos do primeiro período do Campus JK, com o intuito de apresentar os acadêmicos a metodologia utilizada, além de esclarecer dúvidas referente às disciplinas. De acordo com a docente, esta ação tem como principal objetivo aproximar os estudantes. ”De maneira lúdica, foi trabalhado com os estudantes o levantamento das suas expectativas ao adentrar na Medicina, o processo para conseguirem chegar até a faculdade, a socialização das dificuldades encontradas ao conhecer e trabalhar com o PBL, que significa aprendizagem baseada em problemas. E ainda conhecer a proposta do curso em favorecer uma aprendizagem significativa, potencializada pela integração da teoria com a prática”, disse.

Durante toda a manhã, os estudantes tiveram envolvidos uns com os outros.  A professora trabalhou com os acadêmicos algumas palavras chaves que impactam na vida acadêmica como, a autonomia, disciplina, liderança, trabalho em equipe, persistência, superação, dentre outras. De acordo com a docente a atividade foi bem aceita pelos alunos. ”Depois de uma boa reflexão os acadêmicos divididos em grupos, expressaram suas inquietudes com criatividade, em músicas paródias acrósticos, teatro e poemas”, afirmou.

Para o estudante Luis Gustavo Figueiredo explica que a ação serviu para entrosar a turma e assim perder a vergonha que alguns têm de se comunicar”. Foi muito acolhedor, uma vez que entramos na faculdade apreensivo e com uma premissa de mudança. A palestra serviu para nos acalmar quanto o que está por vir”, ponderou.  Para a acadêmica Isabela Brandão, este momento de trabalho e descontração contribuiu muito. “A divisão dos grupos possibilitou maior contato com os colegas e tornou a aula mais dinâmica. Eu adorei a criatividade das equipes e a oportunidade de conhecer melhor todos eles”, concluiu.

Gabriel Mota