Material baseia-se em dissertação de mestrado da professora, defendido em 2007

A palavra profissão significa, para muitos, a conquista de um sonho, amar o que escolheu para seguir e, além disso, um novo modo de olhar o mundo, as histórias que te cercam e a sociedade em que se vive.

As escolhas na juventude, principalmente daquilo que será no futuro, é uma das principais preocupações. Mas, quando a decisão é tomada, várias outras se encarregam de vir junto é o caso de uma especialização, um mestrado e até um doutorado na área escolhida.

A coordenadora do curso de Letras  Português/Espanhol e também docente das Faculdades Funorte, Alba Valéria Niza, sabe bem como foram essas escolhas. Com a publicação do livro “Confluências Poéticas nas Fotografias de Minas Gerais de Osvaldo André de Mello”, não foi diferente. O encanto pelo português e pela escrita, além do amor à primeira vista com os textos do autor, fizeram-na inteiramente disposta a dissertar sobre ele e pesquisar sobre sua obra na defesa do seu mestrado.

Ela explica como surgiu a ideia e enfatiza como a iniciativa tomou forma “eu estava muito empenhada em ingressar em um Programa de Mestrado e fui apresentada à parte da obra do Osvaldo André de Mello  enquanto cursava uma disciplina isolada na UFMG, com o Professor Edgard Pereira Reis. Ele me trouxe cópias de alguns livros do poeta e eu me apaixonei pela sua escrita. O próximo passo foi elaborar um Projeto de Pesquisa e passar pela seleção da PUCMinas”.

O amor pelo que faz é gigantesco, tanto que é sentido pelos seus alunos e ex-alunos. Um exemplo é a pedagoga Géssica Sabrine, que reforça a dedicação da docente “A professora Dra. Alba Valéria sempre se mostrou apaixonada por suaprofissão, uma pesquisadora fascinada por seus projetos e grande incentivadora para seus discentes. Com todo esse amor dedicado a docência, por sua competência e brilhantismo é sempre uma forte fonte de de inspiração para os acadêmicos. Sempre desenvolveu seus trabalhos, de modo especial, em sala de aula, com zelo, competência e presteza. É uma professora que inspira seus alunos a buscarem seus sonhos e realizar tudo que pretendem,  de uma competência imensurável”.

Para a escrita, Alba sabe que a pesquisa é essencial para uma boa formulação do que será escrito. Ela reforça suas fontes e quais os mecanismos de pesquisa:

“O presente trabalho, tendo como objeto de investigação as obras A Palavra Inicial, A Revelação do Acontecimento, Ilustração e Meditação da Carne, de Osvaldo André de Mello, analisou nessas obras a representação poética da paisagem e de espaços míticos e históricos de Minas. Pretendeu ainda, através de um estudo comparativo da obra de Osvaldo André de Mello e de poemas selecionados da obra de Cláudio Manuel da Costa, Carlos Drummond de Andrade e Affonso Ávila, examinar a presença recorrente dos aspectos mencionados acima, em especial as referências constantes a elementos da natureza, e ainda às casas, aos monumentos, testemunhos estes da vocação para o passado e a construção da memória”.

Para finalizar, Alba enfatiza a importância do apoio que recebeu da instituição em que leciona e o que isso contribuiu para o sucesso do seu livro “Recebi incentivo financeiro e apoio para remanejamento de aulas durante o meu Mestrado, o que me possibilitou realizar a pesquisa”.