O professor do curso de Administração da Funorte, Marcus Caldeira foi aprovado em uma banca de mestrado pela fundação Pedro Leopoldo, com a tese: “Contribuição da educação empreendedora nos temas de trabalhos de conclusão de curso: estudo de caso na Funorte – Faculdades Integradas do Norte de Minas”, o mesmo já possui pós-graduação em Gestão Estratégica de Empresas. Sua pesquisa teve como objetivo analisar o impacto da educação empreendedora no desenvolvimento de TCC relacionado ao assunto empreendedorismo e o efeito dessa escolha na carreira profissional dos estudantes universitários.

O processo de construção de dissertação não foi tão simples. Marcus conta que: “Após pesquisa documental, foram selecionados os trabalhos de conclusão de curso realizados pelos estudantes de Administração da Funorte, no período de 2013 a 2016, relacionados ao tema empreendedorismo. Em seguida, partiu-se para uma entrevista com os autores dos trabalhos selecionados, para identificar as motivações que os levaram a escolher o tema empreendedorismo para a elaboração do TCC e o efeito dessa escolha nas suas carreiras profissionais’’, afirmou. O professor ainda ressalta que a pesquisa é o caminho para o desenvolvimento, pois viabiliza a descoberta de novas tecnologias que poderão solucionar diversos problemas sociais e econômicos da humanidade.

Vale lembrar que o mestrado é um investimento na carreira do docente e uma possibilidade de reciclar os conhecimentos relacionados à área de atuação e ainda estimular o interesse pela pesquisa e iniciação científica. Além disso, trata-se de uma importante oportunidade para expandir a rede de contatos, por meio da vivência acadêmica com estudantes e profissionais especializados.

Gabriel Mota